Notícias

Ceando sem culpa!

Receitas de pratos típicos de Natal e Ano Novo que levam ingredientes funcionais

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Pesquisa realizada pela Fundação Britânica do Coração mostra que uma ceia típica de Natal pode acrescentar 660 calorias à dieta. A culinarista Lidiane Barbosa, mãe de Maria Clara e Laura, elaborou uma ceia especial, com os pratos típicos das festas, mas com ingredientes chamados funcionais, que  produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

Anúncio

FECHAR

Farofa de Natal funcional

Essa farofa é rica em cálcio e vitamina B12 (gergelim e semente de girassol), uma excelente opção para as pessoas intolerantes ao glúten, já que não leva nenhuma farinha com a substância em sua composição.

Além disso, a farofa é rica em chia, grande aliado na redução das taxas de colesterol e que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O toque final da receita fica por conta da goji berry, excelente antioxidante, que se destaca também pela alta concentração de vitaminas como C, B1, B6 e E.

Ingredientes

100 g de quinoa em flocos

100 g de gergelim torrado

100 g de castanha do Brasil

50 g de semente de girassol

30 g de cúrcuma em pó

20 g de semente de chia

½ cebola picadinha

2 dentes de alho picadinhos

2 colheres de manteiga ghee

50 g de Goji Berries hidratadas

Sal marinho moído

 

Como fazer

Bata a quinoa, o gergelim, a castanha, a semente de girassol, a cúrcuma e as sementes de chia no liquidificador e reserve.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho, deixe murchar e depois acrescente a manteiga ghee e refogue mais um pouco. Acrescente 2 xícaras da farinha processada no liquidificador, deixe torrar um pouquinho e por último acrescente as goji berries e acerte o sal.

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 6 porções

 

Lombo de Natal com geléia funcional de laranja

A biomassa de banana verde é o melhor da culinária funcional. Excelente espessante, rico em fibras que alimentam as bactérias boas de nosso organismo, que, se bem alimentadas, ajudarão a prevenir doenças como câncer no intestino. Além de proporcionar sensação de saciedade, pois é um alimento de baixo índice glicêmico, evitando, assim, o acúmulo de gordura corporal, combate a diabetes. Junto ao lombo de porco, ela tem o “poder” de baixar o índice glicêmico da carne.

Ingredientes para o lombo

800 g de lombo suíno

Alecrim

Sal verde *

mel

* em um liquidificador processe – 1 cebola, 4 dentes de alho, ½ maço de salsinha, ½ maço de cebolinha, ½ maço de hortelã, 2 colheres de azeite de oliva extra virgem. Misturar em um bowl o “purê de temperos” do liquidificador com 500 g de sal marinho moído.

 

Modo de preparo do lombo

Tempere o lombo de porco com sal verde, alecrim e o mel por, no máximo, 1 hora, para que a carne não perca nutrientes nem fique ressecada. Leve o lombo de porco ao forno pré-aquecido à temperatura de 180°C por aproximadamente 45 minutos. Corte em fatias bem finas e sirva com a geleia funcional de laranjas.

Ingredientes para a geleia

10 laranjas

1 colher de sopa de cravo da índia

1 colher de sopa de açúcar de coco

suco de 1 limão

1 xícara de biomassa de banana verde – utilizado para baixar o índice glicêmico da preparação.

 

Modo de preparo da geleia

Leve ao fogo baixo o suco das laranjas, o suco do limão, com os cravos-da-índia e o açúcar de coco. Deixe apurar até virar uma geleia, mexa sempre para que não grude e não queime.

Ao final, acrescente a biomassa de banana verde.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Rendimento: 6 porções

 

Panetone funcional sem glúten, sem lactose e sem soja

Feito com farinhas que não contêm glúten, é uma excelente saída para os celíacos e intolerantes ao glúten. O panetone também é rico em fibras, já que leva chia ou linhaça.

Além disso, a receita leva um chamado “super alimento”:  o Cranberry – excelente para o trato de infecções do sistema urinário, como cistite, pois é rica em proantocianidina, que impede as bactérias de se fixarem na parede do trato urinário.

Para completar, a receita leva castanha do Pará e do Brasil que contém nutrientes como o magnésio – que alivia o estresse e ansiedade.

Ingredientes

1 copo de água quente

2 xícaras de farinha de arroz

20 g de fermento instantâneo

100 g de polvilho doce

70 g de fécula de batata

120 g de açúcar demerara (ou mascavo ou açúcar de coco)

20 g de semente de chia

10 g de goma xantana ou CMC

3 ovos caipiras

1/2 xícara de óleo de girassol

1 colher de fava de baunilha

100 g de castanha do Pará picada (pode ser qualquer outra oleaginosa)

80 g de cranberry (pode ser goji berry hidratado, uva passa, pedaços de

chocolate 70% cacau)

 

Como fazer

Misture a água quente, a farinha de arroz e o fermento instantâneo delicadamente com as mãos e deixe descansar por uma hora até que essa massa dobre de volume.

Em uma travessa separada misture o polvilho, a fécula de batata, o açúcar, a chia e a goma xantana e peneire essa mistura. Depois de peneirado, acrescente os ovos inteiros, o óleo e a essência. Acrescente a essa mistura a massa inicial que estava descansando.

Quando for acrescentar, faça sempre delicadamente com as mãos. Acrescente o cranberry e a castanha do Pará. Coloque em formas de panetone – rende 4 grandes ou 8 pequenos. Antes de assar, levar ao microondas desligado por 1 hora para crescer e depois leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por 40 minutos aproximadamente.

 

Onde encontrar os ingredientes

Mundo Verde

Empório Sem Glúten

Empório Sabor da Terra

Bem Vivo

Além do Natural