Publicado em 16/12/2013, às 19h43 - Atualizado em 17/06/2015, às 11h02 por Redação Pais&Filhos
Pesquisa realizada pela Fundação Britânica do Coração mostra que uma ceia típica de Natal pode acrescentar 660 calorias à dieta. A culinarista Lidiane Barbosa, mãe de Maria Clara e Laura, elaborou uma ceia especial, com os pratos típicos das festas, mas com ingredientes chamados funcionais, que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
Farofa de Natal funcional
Essa farofa é rica em cálcio e vitamina B12 (gergelim e semente de girassol), uma excelente opção para as pessoas intolerantes ao glúten, já que não leva nenhuma farinha com a substância em sua composição.
Além disso, a farofa é rica em chia, grande aliado na redução das taxas de colesterol e que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O toque final da receita fica por conta da goji berry, excelente antioxidante, que se destaca também pela alta concentração de vitaminas como C, B1, B6 e E.
Ingredientes
100 g de quinoa em flocos
100 g de gergelim torrado
100 g de castanha do Brasil
50 g de semente de girassol
30 g de cúrcuma em pó
20 g de semente de chia
½ cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de manteiga ghee
50 g de Goji Berries hidratadas
Sal marinho moído
Como fazer
Bata a quinoa, o gergelim, a castanha, a semente de girassol, a cúrcuma e as sementes de chia no liquidificador e reserve.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho, deixe murchar e depois acrescente a manteiga ghee e refogue mais um pouco. Acrescente 2 xícaras da farinha processada no liquidificador, deixe torrar um pouquinho e por último acrescente as goji berries e acerte o sal.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 6 porções
Lombo de Natal com geléia funcional de laranja
A biomassa de banana verde é o melhor da culinária funcional. Excelente espessante, rico em fibras que alimentam as bactérias boas de nosso organismo, que, se bem alimentadas, ajudarão a prevenir doenças como câncer no intestino. Além de proporcionar sensação de saciedade, pois é um alimento de baixo índice glicêmico, evitando, assim, o acúmulo de gordura corporal, combate a diabetes. Junto ao lombo de porco, ela tem o “poder” de baixar o índice glicêmico da carne.
Ingredientes para o lombo
800 g de lombo suíno
Alecrim
Sal verde *
mel
* em um liquidificador processe – 1 cebola, 4 dentes de alho, ½ maço de salsinha, ½ maço de cebolinha, ½ maço de hortelã, 2 colheres de azeite de oliva extra virgem. Misturar em um bowl o “purê de temperos” do liquidificador com 500 g de sal marinho moído.
Modo de preparo do lombo
Tempere o lombo de porco com sal verde, alecrim e o mel por, no máximo, 1 hora, para que a carne não perca nutrientes nem fique ressecada. Leve o lombo de porco ao forno pré-aquecido à temperatura de 180°C por aproximadamente 45 minutos. Corte em fatias bem finas e sirva com a geleia funcional de laranjas.
Ingredientes para a geleia
10 laranjas
1 colher de sopa de cravo da índia
1 colher de sopa de açúcar de coco
suco de 1 limão
1 xícara de biomassa de banana verde – utilizado para baixar o índice glicêmico da preparação.
Modo de preparo da geleia
Leve ao fogo baixo o suco das laranjas, o suco do limão, com os cravos-da-índia e o açúcar de coco. Deixe apurar até virar uma geleia, mexa sempre para que não grude e não queime.
Ao final, acrescente a biomassa de banana verde.
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Panetone funcional sem glúten, sem lactose e sem soja
Feito com farinhas que não contêm glúten, é uma excelente saída para os celíacos e intolerantes ao glúten. O panetone também é rico em fibras, já que leva chia ou linhaça.
Além disso, a receita leva um chamado “super alimento”: o Cranberry – excelente para o trato de infecções do sistema urinário, como cistite, pois é rica em proantocianidina, que impede as bactérias de se fixarem na parede do trato urinário.
Para completar, a receita leva castanha do Pará e do Brasil que contém nutrientes como o magnésio – que alivia o estresse e ansiedade.
Ingredientes
1 copo de água quente
2 xícaras de farinha de arroz
20 g de fermento instantâneo
100 g de polvilho doce
70 g de fécula de batata
120 g de açúcar demerara (ou mascavo ou açúcar de coco)
20 g de semente de chia
10 g de goma xantana ou CMC
3 ovos caipiras
1/2 xícara de óleo de girassol
1 colher de fava de baunilha
100 g de castanha do Pará picada (pode ser qualquer outra oleaginosa)
80 g de cranberry (pode ser goji berry hidratado, uva passa, pedaços de
chocolate 70% cacau)
Como fazer
Misture a água quente, a farinha de arroz e o fermento instantâneo delicadamente com as mãos e deixe descansar por uma hora até que essa massa dobre de volume.
Em uma travessa separada misture o polvilho, a fécula de batata, o açúcar, a chia e a goma xantana e peneire essa mistura. Depois de peneirado, acrescente os ovos inteiros, o óleo e a essência. Acrescente a essa mistura a massa inicial que estava descansando.
Quando for acrescentar, faça sempre delicadamente com as mãos. Acrescente o cranberry e a castanha do Pará. Coloque em formas de panetone – rende 4 grandes ou 8 pequenos. Antes de assar, levar ao microondas desligado por 1 hora para crescer e depois leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por 40 minutos aproximadamente.
Onde encontrar os ingredientes
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Notícias 📣
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Notícias
Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez
Família
Malvino Salvador fala de 'baque financeiro' após demissão da Globo: "4 filhos pra cuidar"
Notícias
Thaila Ayla chora após perceber que as roupas dos filhos não servem mais: "Não é cena"
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"