Notícias

Campanha incentiva doação de leite materno

Publicado em 22/05/2013, às 18h50 - Atualizado em 30/04/2021, às 06h51 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nessa semana do dia 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a importância da doação está sendo lembrada no Brasil e em outros 23 países. Em nosso país, as ações relacionadas às doações estão sendo conduzidas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é a maior e mais completa do mundo, composta por 211 unidades.

Em 2013, a rede também comemora 70 anos de criação. Entre as ações dessa semana, aconteceu hoje (22 de maio) o lançamento da campanha “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”, no Memorial Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).

A importância do leite materno para os bebês recém-nascidos

Anualmente, o Brasil coleta mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos. Em 2013, aproximadamente 46 mil litros foram coletados e entregues para mais de 50 mil crianças.

O leite materno é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Segundo o Ministério da Saúde, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano tem como objetivo alertar a população de todo o mundo sobre sua importância e aumentar o número de novas voluntárias – e a quantidade de leite coletado e distribuído para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados no Brasil e no mundo.

As doações podem ser feitas tanto em casa (seguindo as orientações de higiene abaixo), quanto nas unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Saiba como doar

Prepare o frasco para a coleta:

Prepare-se para retirar o leite:

O leite deve ser retirado após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias. Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações:

É ideal que o leite seja retirado de forma manual:

Caso tenha dificuldade para retirar o leite, procure o Banco de Leite Humano mais próximo.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Para novas retiradas de leite para doação, um novo recipiente esterilizado deve ser usado. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer