Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje

Publicado em 04/05/2015, às 11h50 - Atualizado em 16/02/2021, às 10h24 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta segunda-feira (04), começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A dose protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Crianças a partir de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) podem ser imunizadas gratuitamente no SUS.

A dose protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Vale lembrar que durante a gravidez, os anticorpos da vacinação são passados da mãe para o filho por meio da placenta. Da mesma forma, as mulheres que estão amamentando também fornecem a proteção necessária para os bebês por meio do leite materno.

Se a mãe ou a criança estiver com gripe aguda, febre alta, tosse forte, e secreção nasal intensa, o mais indicado é esperar até os sintomas passarem para tomar a vacina. Crianças com asma precisam de atenção redobrada e devem ser vacinadas o quanto antes, mesmo que tenham mais de cinco anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina disponível para a população protege contra os principais vírus em circulação da gripe. Serão disponibilizadas 54 milhões de doses para imunizar 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar cerca de 80% do público-alvo. Em declaração à imprensa, o  ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o antídoto é seguro, evita internações e até 75% dos óbitos.

Para tomar a vacina, o ideal é procurar um dos postos de vacinação espalhados pelo país com o cartão de vacinação e um documento de identificação.

No sábado (9), será feito o Dia D de mobilização nacional. Os postos ficarão abertos para facilitar o acesso dos que não conseguem ir às unidades em dias de semana. A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 22 de maio.

Contraindicação

A vacina da gripe, por si, é segura e não oferece riscos à população. Porém, quem é alérgico à proteína do ovo não deve tomá-la, pois tal componente está presente nas doses ministradas. No caso de uma pessoa que receba a vacina pela primeira vez, e que ainda não teve contato com os antígenos que produzirão os anticorpos, ela poderá apresentar mal-estar, febre ou mialgia, sintomas que deverão desaparecer em até 48 horas.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"