Notícias

Cadeirinha com Isofix será certificada

Com selo do Inmetro, mercado receberá linha mais moderna de assentos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Até o fim do ano, o Inmetro passará a certificar cadeirinhas com sistema de fixação Isofix, que dispensa a ancoragem do assento infantil no cinto de segurança já que ele é acoplado diretamente em ganchos soldados na estrutura do carro, localizados no banco traseiro.

Recall de cadeirinha de carro 

Em entrevista à Folha de S.Paulo, a coordenadora do Proteste (associação de defesa do consumidor), Maria Inês Dolci, disse que a medida permitirá no País o comércio de uma linha mais moderna de assentos para o transporte de crianças. Comum na Europa, desde meados dos anos 90, o sistema de ganchos só está presente em 5% dos carros à venda no Brasil.

Anúncio

FECHAR

 

Na Argentina, todo carro a partir de 2016 deverá vir de série com a preparação para acomodar esse tipo de assento. Não é recomendada a instalação do Isofix em lojas de acessórios. Para saber se o seu carro possui a tecnologia, verifique, na parte inferior do encosto do banco traseiro a presença de ganchos ou da logomarca do sistema.

Vale lembrar que desde a “Lei da Cadeirinha”, em 2008, caiu em 23% o índice de mortes de crianças no trânsito. Em caso de acidente, estima-se em 80% a redução do risco de lesões em crianças transportadas adequadamente em cadeirinhas.