Notícias

Atenção com o cardápio: pais perdem a guarda do filho por seguirem dieta vegana

Afinal, bebês e crianças podem seguir uma dieta restrita?

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

crianca-vegana

(Foto: Shutterstock)

Na Itália, pais perderam a guarda do filho de 1 ano e dois meses depois do garoto ser hospitalizado por malnutrição. O motivo: uma dieta estritamente vegana.

O garoto foi levado pelos avós para o hospital de Milão, onde os médicos descobriram que o peso dele equivalia ao de um bebê de 3 meses de idade e que os níveis de cálcio eram os “mínimos necessários para a sobrevivência.” Ele também tinha um defeito congênito no coração que exigia cirurgia. Agora, o menino está se recuperando no hospital, mas está bem. Ufa!

Como ficou claro que os pais não suplementaram a alimentação vegana com vitaminas e nutrientes necessários, o hospital reportou o caso para o serviço social, os promotores abriram um inquérito, e a criança foi formalmente tirada dos pais. Assim, cabe ao tribunal infantil decidir se os avós conseguirão a custódia.

Anúncio

FECHAR

Leia também

Criança vegetariana? Pode, sim!

Criança vegetariana. Pode?

Grávida vegetariana

Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece. Segundo a revista norte-americana “Parents”, quatro crianças que seguiam uma dieta vegana foram hospitalizadas na Itália nos últimos 18 meses, e uma garota com má nutrição passou sete dias internada na UTI.

Muitas pessoas optam pela alimentação livre de qualquer produto de origem animal. Mas, para continuar saudável, é preciso se atentar em repor alguns nutrientes e vitaminas que antes eram conseguidos em alimentos como o ovo, a carne ou o mel. E quanto se trata de bebês? Eles também podem ser veganos?

Resposta curta: sim, contanto que seja suplementada da maneira correta.

“Não é um problema escolher uma forma de nutrição diferente e não-usual para os filhos, e nós não queremos entrar no mérito desta decisão,” afirma o diretor do hospital Luca Bernardo ao “The Telegraph”, jornal britânico. “Mas desde o nascimento, o bebê deve receber todo o suporte necessário, neste caso, com cálcio e ferro.”

Por isso, é fundamental o acompanhamento de um especialista em qualquer dieta feita para a criança ou, até mesmo, para a família inteira.