Notícias

Anvisa libera o uso de canabidiol

Publicado em 14/01/2015, às 19h34 - Atualizado em 10/05/2021, às 09h15 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta quarta-feira (14), a Anvisa mudou a classificação do canabidiol (CBD), que agora passa a ser substância “controlada” e não mais “proibida”. Estudos recentes apontaram para sua eficácia no tratamento de síndromes que levam a espasmos e epilepsia – inclusive em jovens e crianças. Além disso, como não há dependência química dessa substância, a Anvisa entendeu que não há motivos para que continue proibida.

Ainda não existem remédios brasileiros que contenham CBD, portanto os pacientes continuarão tendo que importar os medicamentos, mas agora o processo será mais rápido.

Uma das novidades é que a Anvisa vai definir uma lista de produtos já conhecidos e que terão liberação previamente autorizada, ou seja, não será mais necessário avaliar caso a caso. O prazo médio de resposta da Anvisa aos pedidos de importação do CBD  é de quatro dias. A expectativa é de que as autorizações agora sejam feitas em até dois dias.

Fora isso, na prática, a Anvisa pretende mobilizar esforços em torno da pesquisa sobre o Canabidiol, para que se desenvolvam medicamentos aqui no Brasil.

Segundo o site da Agência, há cerca de um mês, a Anvisa recebeu o primeiro pedido de registro de um medicamento no país com CBD. O pedido, apresentado por um laboratório estrangeiro, ainda será analisado.

O uso do Canabidiol

Até o momento, a  Anvisa  recebeu 374 pedidos de importação do Canabidiol para uso pessoal, dos quais 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer