Notícias

A pureza da resposta das crianças

Imagem A pureza da resposta das crianças

Publicado em 29/04/2014, às 11h03 - Atualizado em 15/01/2021, às 13h32 por Redação Pais&Filhos


“Desde que Isadora nasceu, minha esposa e eu decidimos que nos comunicaríamos com nossa filha falando normalmente e não como as pessoas costumam falar com bebês. Sempre conversamos muito com ela, mesmo antes que pudesse falar e sempre pronunciando as palavras o mais corretamente possível, com todas as sílabas e plurais. Desde cedo notamos também seu interesse por livros. Ela ganhou o primeiro livro aos 6 meses e após completar 1 ano já possuía uma boa coleção deles, a que dedicada muito tempo.

Como muitas crianças, ela começou a falar as primeiras palavras por volta de 1 ano e 2 meses. Com a ajuda dos livrinhos com figuras de animais, peixes e insetos, começamos a estimular o aprendizado de novas palavras e, nesse momento, já ficou evidente sua capacidade para pronunciar e memorizar muita coisa. Com 1 ano e 4 meses, Isadora já pronunciava algo em torno de 150 palavras.  Um aspecto que imaginamos ter contribuído para esse aprendizado é o fato de que nós jamais a corrigimos. Se ela pronunciava uma palavra errada, faltando ou trocando sílabas, o máximo que fazemos é repetir a palavra da forma correta dentro do contexto e dando continuidade natural à conversa. Nunca dissemos “Esta palavra está errada…” ou “Não é assim que se fala, é de outro jeito”. E assim por diante. Por mais que fosse tentador corrigir, decidimos deixá-la bem à vontade. Afinal, ela com um pouco mais de 1 ano já fala hipopótamo, além de identificar quase todas as frutas e legumes que comia! Como vivemos em uma ilha e ela sempre teve muito contato com a natureza, aprendeu a falar “tubarão” e “tartaruga” antes de “gato” e “cachorro”, que, aliás, ela nunca chamou de “au-au”.

Isadora sempre demorou e resistiu bastante a ir para a cama à noite. Na medida do possível, eu e minha esposa – ela mais do que eu – nos revezávamos para fazê-la dormir.

O repertório de músicas de ninar de minha esposa é bastante amplo, mas o meu não. Juro que tentei aprender um pouco mais que as três ou quatro que eu conhecia. Não deu certo! Então, quando era minha vez de colocá-la para dormir, eu cantava MPB, pois conhecia melhor as letras e tinha um repertório suficiente para não entediá-la. Aos poucos, percebi que Isadora tentava acompanhar as letras das músicas, de olho fechado, fingindo que dormia e mexendo a boca como se estivesse me dublando. Para facilitar para ela, comecei a repetir determinadas músicas de que ela gostava mais, até que dormisse. Às vezes, cantava duas ou três vezes a mesma música. Quando nos demos conta, ela já estava cantarolando essas cancções nos intervalos entre as Galinhas Pintadinhas e Pintinhos Amarelinhos. Um dia, estávamos em Natal (RN) e fomos ao mercado de carro, somente Isadora e eu. Na volta, ela pegou um tubo de canela em pó e usou-o como se fosse um microfone de brinquedo. Quando ela começou a cantar a música de Gonzaguinha, uma de suas favoritas para dormir, parei o carro, pedi para que ela repetisse e fiz o vídeo com o celular, tratanto de ajudá-la nas partes em que ela esquecia a letra.

Postei o vídeo na internet para que os parentes e amigos distantes pudessem participar dessa etapa tão bonita e interessante do crescimento de Isadora. Não imaginávamos a repercussão que teve. Ficamos extremamente felizes e cheios de orgulho com as mensagem positivas, o sentimento e a emoção que Isadora despertou em muitas pessoas. Nossa filha é uma criança muito amada e feliz. Achamos que por isso é que ela é tão espontânea e cativante.”


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”