Publicado em 26/07/2013, às 12h24 - Atualizado em 16/06/2015, às 15h48 por Redação Pais&Filhos
O cenário pode parecer o de um conto de fadas: Uma bela família, com uma radiante e serena mãe, um bebê saudável, um pai orgulhoso, todos sorridentes. Mas, calma! Olhe melhor. Até mesmo a realeza passa pelas mesmas coisas básicas que qualquer outra mãe. Nas fotos, Kate ostenta a barriguinha com aquele volume normal e esperado em toda mulher que acabou de ter um bebê. Que bom!
E se os fotógrafos de plantão esperavam apenas uma cena perfeita, bem, a realidade é essa. E a verdade é que o momento não deixa de ser digno de capa de revista por isso. O que deveria surpreender é o fato de muita gente não saber que a barriga fica expandida após o parto.
A volta do abdômen ao normal acontece lenta e gradativamente e depende de vários fatores como tamanho do bebê, ganho de peso da gestante ao longo da gravidez, o tipo de parto e até mesmo se é primeira ou segunda gravidez. No caso da cesárea, por exemplo, é esperado o inchaço abdominal maior causado pela cirurgia.
O ginecologista e obstetra do Hospital Samaritano, Dr. Edilson da Costa Ogeda, pai de Filipe e Beatriz, explica que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a barriga aparente não é o útero que está expandido, mas sim a pele e toda a parede abdominal que se distendeu ao longo da gestação.
“A aparência não condiz com o tamanho do útero. Algumas mulheres mesmo após 30 dias do parto ainda estão com uma barriga um pouco acentuada e o útero já voltou ao normal. Ao redor de 28 a 30 dias após o parto o útero se contrai”, explica.
Para voltar a ter a barriga de antes da gestação é preciso paciência. Atividade física ajuda a voltar à antiga forma, mas só pode ser feita 40 dias após o parto. A boa notícia é que a amamentação, além de oferecer todos os benefícios ao bebê, também ajuda o útero a voltar ao tamanho original.
E se você já pensou no uso da cinta, esqueça. O médico explica que é ilusão acreditar que o acessório, ainda mais em caso de parto normal, vai te ajudar a voltar à forma. É apenas indicado no caso de mulheres obesas que fizeram cesariana e, por causa do excesso de pele, podem ter queda do abdome na região do corte e ter o risco de infecção aumentado.
Resumindo, o que vale mesmo é seguir uma dieta balanceada; atividades físicas a partir dos 40 dias e vida normal, sem neura! Você mesmo viu que isso faz parte da realidade até mesmo em famílias que parecem saídas de conto de fadas.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Família
Fernanda Vasconcellos capricha em festa luxuosa para filho de 2 anos