Família

3ºCongresso Internacional Sabará de Saúde Infantil vai discutir Síndrome de Down e Autismo

Evento vai abordar atendimento multiprofissional e multidisciplinar à criança

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

sabara1

(Foto: Divulgação)

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal por meio de seu braço assistencial, o Hospital Infantil Sabará, e de pesquisa e ensino, Instituto PENSI, realiza entre 15 e 17 de setembro o 3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.

Profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, pesquisa clínica, bioética, gestão, qualidade, humanização, voluntariado, desenvolvimento infantil e projetos sociais em pediatria vão discutir soluções para o atendimento integral da criança a partir de temas de interesse médico e multiprofissional.

Anúncio

FECHAR

“Nosso propósito é aumentar o escopo dos Congressos anteriores e considerar a saúde infantil em suas diferentes dimensões biopsicossociais. Neste encontro compartilharemos nossas experiências com as de outras importantes instituições do Brasil e do exterior”, explica o pediatra e presidente da Fundação, José Luiz Setúbal.

Este ano haverá dois grandes simpósios de Síndrome de Down e de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Importante: ambos os encontros, não gratuitos, serão abertos ao público e terão participação de especialistas estrangeiros.

Nas palestras sobre Síndrome de Down o foco será a rede de prestação de serviços, assistência às famílias e a atuação de equipes multiprofissionais que envolvem, além do pediatra geral, especialidades como cardiologia, neurologia, psicologia e nutrição.

Em TEA, o professor Ami Klin, um dos maiores especialistas em autismo, vai abordar sua experiência no diagnóstico precoce por meio de uma nova tecnologia que permite rastrear o quadro.

Programação de peso

Outro Simpósio aberto ao público, e não gratuito, é o de humanização em ambiente hospitalar que terá a participação da Child Life Manager do Florida Hospital For Children – USA, Chantelle Bennett.

O Simpósio de Hebiatria e Nutrologia Pediátrica vão trazer temas de interesse geral também como o ECA e alergias alimentares, respectivamente.

Mais um destaque do 3ºCongresso Internacional Sabará de Saúde Infantil  será o Simpósio de Deficiências Imunológicas com foco no diagnóstico precoce de doenças que impactam a saúde das crianças desde cedo. O professor James Versky, da Medical College of Wiscosin, vai abordar sua experiência na implantação do teste de triagem precoce de imunodeficiências nos Estados Unidos, projeto que está sendo executado no Brasil pelo Instituto PENSI em parceria com o Ministério da Saúde.

Durante esta terceira edição, os participantes terão acesso a três conferências magnas: “Mudanças climáticas e adoecimento das crianças”; “Os desafios da primeira infância e suas adversidades” e “Epidemias atuais: o que sabemos e o que não sabemos”.

Prêmio em Pesquisa

Este ano o Congresso traz uma novidade, o 1º Prêmio Instituto PENSI que vai reconhecer trabalhos nas diferentes áreas da saúde infantil que estejam finalizados e com evidências de resultados, seguindo as normativas nacionais que regem a condução de pesquisas científicas. O regulamento e as informações estão disponíveis no site.

Serviço

3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil
Data: 15, 16 e 17 de setembro
Local: Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Mais informações, inscrições e programação completa:
Site: ensinosabara.org.br/3congresso
Facebook: www.facebook.com/congressosabara
e-mail: 3congresso@sabara.com.br
Tel. 2155-9317