Mais

Você é uma mãe subjetiva ou uma mãe objetiva?

Publicado em 02/07/2015, às 15h24 - Atualizado em 03/07/2021, às 07h03 por Adriana Cury


Compartilhe:


Diz o ditado que pai e mãe são todos iguais, só mudam de endereço. Mas na verdade, existem muitas diferenças entre as maneiras de educar os filhos e uma delas é a principal motivação dos pais: alguns de nós somos mais guiados pela razão e outros mais guiados pela emoção.

Melinda Blau, no livro A Encantadora de Bebês, descreve a diferença entre os tipos de mães e dá um alerta: se você é uma mãe mais subjetiva, fique atenta para não ser manipulada pelo seu filho o tempo todo. Seu filho não é um reflexo de você mesma, por isso, ao reagir, tente se desligar da tensão da situação e focar no que está acontecendo com a criança.

“Os pais  e mães subjetivos geralmente inventam desculpas para a criança ou racionalizam o mau comportamento. Eles falam sobre a criança em vez de lidar com o problema real”. Esse trecho do livro de Melinda Blau, que estará no 1º Seminário de Mães da Pais&Filhos e do Grupo Sou Mãe, fala principalmente do quanto usamos algumas frases de desculpa para justificar o mau comportamento das crianças. Reconhece algumas delas?

Pois é. É bastante comum algumas vezes usarmos desculpas desse tipo para nos convencer de que o mau comportamento das crianças pode ser justificado. Mas provavelmente, a birra tem um motivo. Mães e pais subjetivos se identificam mais com as emoções das crianças. Quando somos mais objetivos, passamos a observar a situação para tentar resolver. Mas não é simples deixar a emoção de lado e seguir só a razão. Na verdade, somos uma mistura de razão e emoção o tempo todo, principalmente quando se trata dos nossos filhos. Veja algumas diferenças entre as mães objetivas e as mães subjetivas:

As mães mais objetivas…

As mães mais subjetivas…

As mesmas características valem para os pais também. Quando você percebe que está sendo muito movido pela emoção, seja pelo amor que transborda ou pela raiva do momento, dê um tempo para si: se acalme, tome um pouco de água e volte para ver com calma o que aconteceu de fato. Mau comportamento deve ser corrigido, mas sempre com limites claros e muito amor.


Palavras-chave
1º Seminário de Mães

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha