Publicado em 07/03/2012, às 07h00 - Atualizado em 22/05/2021, às 12h38 por Redação Pais&Filhos
Provavelmente, você adoraria uma massagem agora. E o seu bebê também! Do jeito certo, o toque pode ajudar a criança a dormir melhor.
Por Jeannette Moninger / Tradução de Julia Rabahie, filha de Marina e Gilberto
Não consegue tirar a mão do seu recém-nascido? A gente sabe como é. É impossível resistir aos pezinhos e às coxas gordinhas. Mas, afinal, resistir pra quê? Seu bebê adora ser tocado. “A pele tem mais de 5 milhões de receptores sensitivos”, diz Elaine Fogel Shneider, autora do livro Massaging Your Baby: The Joy of Touch Time.
Os benefícios de massagear seu filho são muitos. Um estudo feito em 2009 revelou que crianças que são tocadas com frequência choram menos e fazem menos barulho do que aquelas que não são, talvez porque o contato com a pele diminui os níveis do hormônio Cortisol, que dá a sensação de estresse. Além disso, as crianças dormem melhor graças à Melatonina, hormônio que tem sua liberação induzida pelo toque. A massagem também atua como um apoio ao sistema imunológico, à capacidade motora, ao desenvolvimento intelectual e ao ganho de peso adequado dos pequenos. Apesar de ser uma coisa bem instintiva, vamos te guiar por meio de algumas técnicas básicas para que você e seu filho aproveitem ao máximo essa oportunidade de ficarem totalmente conectados.
Braços e mãos
Segure o pulso do bebê com uma mão, enquanto a outra envolve suavemente o braço, deslizando do ombro até o pulso. Faça o movimento contrário e repita-o várias vezes. Depois pressione seus polegares na palma das mãos da criança e gentilmente mexa os dedinhos dela. Segure o pulso e escorregue os dedos até os ombros. Troque de mão e deslize agora pela parte interna dos braços. Faça o mesmo no outro braço.
Rosto
Limpe qualquer óleo residual das suas mãos. Com seus dedos, faça pequenos círculos nas bochechas da criança. Coloque o dedo indicador no canto de cada olho. Gentilmente, deslize pela parte superior das bochechas. Comece a acariciar os lábios superiores em movimentos que seguem a linha da boca para fora. Depois faça a mesma coisa no queixo. Para finalizar, usando as pontas dos dedos, acaricie a parte da frente, de cima e de trás da orelha.
Barriga
Massageie a barriga do bebê com movimentos no sentido horário para ajudar a mover o gás e a comida para fora de seu intestino. Desenhe a letra I do lado esquerdo deslizando seus dedos desde a altura das costelas até os quadris. Depois forme um L de ponta cabeça massageando do lado direito para o esquerdo, da altura das costelas até o quadril esquerdo. Crie um U de ponta cabeça começando com o quadril direito, movendo seus dedos até a caixa torácica e depois descendo suas mãos até o quadril esquerdo da criança.
Pernas e pés
Comece deitando seu filho de costas. Com uma das mãos pegue em seu calcanhar e com a outra acaricie desde a parte de fora das coxas até os pés. Isso estimulará a circulação e auxiliará no relaxamento do tônus muscular. Continue fazendo o mesmo com a parte interna da coxa descendo até o tornozelo. Repita o movimento várias vezes. Depois pressione seus polegares na sola do pé da criança, do calcanhar até os dedos do pé. Gentilmente mexa os dedinhos. Faça o mesmo na outra perna.
Costas
Vire seu bebê debarriga para baixo. Desenhe pequenos círculos com seus dedos desde um dos lados das costas até as nádegas e depois faça o mesmo movimento do outro lado. Evite massagear a coluna da criança. Depois coloque as duas mãos na parte superior das costas, com seus polegares se tocando. Deslize-as para frente e para trás, dos ombros até as nádegas.
O jeito certo de acomodar o seu bebê
Existem muitas maneiras de ficar perto de seu filho. O “método canguru”, no qual a mãe coloca a criança no seu peito nu é considerado uma ótima terapia para bebês prematuros. O contato com a pele materna ajuda a regular a respiração e o ritmo cardíaco do recém-nascido, além de reduzir o estresse e promover ganho de peso. Mesmo os bebês que não nasceram prematuros podem obter benefícios dessa técnica. Um estudo americano publicado no The American Journal of Maternal/ Child Nursing revelou que crianças com problemas relacionados à amamentação se tornam mais adeptas a mamar depois de apenas uma hora sendo seguradas pelo método canguru. Além disso, é um jeito maravilhoso de se sentir mais perto do seu filho.
Siga os passos corretamente:
• Sente em posição vertical numa cadeira de balanço
Essa é a posição mais segura. Se você cair no sono, não irá rolar em cima do seu bebê.
• Posicione a cabeça da criança contra seu coração
Escutar sua respiração e seus batimentos cardíacos ajuda o bebê a instintivamente ajustar os batimentos dele.
• Cubra seu filho com um cobertor ou com sua camisa
Isso ajudará a minimizar distrações do ambiente.
• Vá devagar
Bebês prematuros precisam de até três horas diárias do método canguru. As orientações para as crianças que nasceram no tempo normal de gestação são mais flexíveis, é só ficar dessa forma quanto tempo quiser.
O que é importante saber
• Hora certa. Seu bebê precisa estar tranquilo. Um bom momento pode ser depois do banho.
• Fique confortável. Sente no chão num lugar quente com poucas distrações e coloque seu filho sobre um cobertor.
• Comece devagar. Bebês estão acostumados a ter suas pernas tocadas durante trocas de fraldas. Inicie por aí e depois suba pelo corpo da criança.
• Espere pela deixa. Torne seu filho parte do processo perguntando se ele está pronto para a massagem. Mesmo que ele não possa responder, o sorriso e a linguagem corporal lhe dirão se ele está pronto para interagir.
•Ajuda cosmética. Estudos mostram que o óleo ajuda a criança a aproveitar mais a massagem.
Para saber mais
Guia de massagens para bebês, de Sophie Dumoutet
Com passo a passo e fotos que ensinam a massageá-los.
Ed. Larousse (larousse.com.br), R$38
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"