Mais

Telas muito próximas ao rosto causam desconforto ocular

Publicado em 02/04/2012, às 07h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Seu filho concentradíssimo na TV, no computador, ou no iPad, praticamente com os olhos grudados na tela, de tão perto. Essa cena já cansamos de ver. Como você pode imaginar, isso não é nada saudável para a visão das crianças.

A proximidade não chega a causar lesões definitivas ou a necessidade do uso de óculos, mas é preciso ficar atento. Quando as crianças permanecem muito perto das telas, isso pode gerar o chamado desconforto ocular. Como a musculatura dos olhos fica contraída para a visão de perto por muito tempo, depois ela tem dificuldade em relaxar para enxergar de longe.
Além disso, quando ficamos muito concentrados, piscamos menos, e isso deixa o olho mais seco. E é aí que nascem os sintomas de vermelhidão e ardência. Por isso,  mantenha os seus filhos a uma distância mínima de um metro e meio de televisores, e de 40 centímetros de computadores e tablets.
Uma ideia bacana é diminuir o número de horas que eles podem passar em frente aos eletrônicos. Porém, se você reparar que a criança precisa mesmo ficar próxima da tela, pode ser que ela tenha dificuldade para enxergar e esteja desenvolvendo miopia ou astigmatismo. Nesse caso, consulte um oftalmologista. 
Consultoria: Daniella Fairbanks, mãe de Pedro e Fernanda, é oftalmologista do Hospital São Luiz; tel.: (11) 3040-1100; www.saoluiz.com.br.

Palavras-chave

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha