Mais

Telas muito próximas ao rosto causam desconforto ocular

As avós já diziam: assistir TV próxima à tela não faz bem aos olhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Seu filho concentradíssimo na TV, no computador, ou no iPad, praticamente com os olhos grudados na tela, de tão perto. Essa cena já cansamos de ver. Como você pode imaginar, isso não é nada saudável para a visão das crianças.

A proximidade não chega a causar lesões definitivas ou a necessidade do uso de óculos, mas é preciso ficar atento. Quando as crianças permanecem muito perto das telas, isso pode gerar o chamado desconforto ocular. Como a musculatura dos olhos fica contraída para a visão de perto por muito tempo, depois ela tem dificuldade em relaxar para enxergar de longe.
 
Além disso, quando ficamos muito concentrados, piscamos menos, e isso deixa o olho mais seco. E é aí que nascem os sintomas de vermelhidão e ardência. Por isso,  mantenha os seus filhos a uma distância mínima de um metro e meio de televisores, e de 40 centímetros de computadores e tablets.
 
Uma ideia bacana é diminuir o número de horas que eles podem passar em frente aos eletrônicos. Porém, se você reparar que a criança precisa mesmo ficar próxima da tela, pode ser que ela tenha dificuldade para enxergar e esteja desenvolvendo miopia ou astigmatismo. Nesse caso, consulte um oftalmologista. 
 
Consultoria: Daniella Fairbanks, mãe de Pedro e Fernanda, é oftalmologista do Hospital São Luiz; tel.: (11) 3040-1100; www.saoluiz.com.br.

Pais&Filhos TV