Mais

Seminário de Mães: veja como foi o evento de 2015

Este é o Luiz Hanns, olha a concentração das mães na palestra! - Priscilla Silveira
Priscilla Silveira

Publicado em 29/03/2016, às 14h25 - Atualizado em 31/03/2016, às 15h10 por Redação Pais&Filhos


No dia 11 de julho de 2015, aconteceu o Seminário Internacional de Mães, um evento realizado em Belo Horizonte (MG) e que lotou um auditório com 730 pessoas. Dentre elas, 97% eram mulheres e elas chegaram dos mais variados lugares: Amazonas, Pará, Pernambuco, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  Desse total, 14% grávidas, 44% com um filho, 27% com dois filhos, 6% com três filhos e uma pessoa com quatro filhos (guerreira!).

O evento foi emocionante, recheado de informações, experiências e aprendizado. Nossos palestrantes foram: Cris Guerra, Luiz Hanns, Melinda Blau, Pamela Druckerman e Laura Müller. Veja aqui um resumo do melhor de cada palestra!

Cris Guerra

Ela chegou de mansinho e conquistou todas aquelas mães no primeiro minuto que pegou o microfone, foi emocionante. Conseguiu fazer a plateia chorar e rir, às vezes, as duas coisas ao mesmo tempo. Com uma história de vida que é uma loucura, com perda de mãe, pai e marido – este no oitavo mês de gravidez – demonstrou tratar com muito humor toda a sua história de superação.

Fez despertar uma força de vontade para atravessar qualquer desafio que a vida colocar em todas ali presentes. Além de toda essa luta que conquistou as mães, seu filho, Francisco, de 8 anos, foi um show à parte. O menino assistiu a palestra inteira e quando chegava uma pergunta para a Cris, ele respondia antes mesmo dela conseguir pensar. Ficou comprovada a relação entre mãe e filho com muita cumplicidade e amor.

Luiz Hanns

A conversa, ou melhor, bate-papo que o psicólogo, psicanalista e pesquisador em relacionamento familiar proporcionou, foi uma ótima experiência para pensar sobre a rotina que homens e mulheres vivem no casamento. Esse assunto dá muito que falar, por isso os olhos de todas estavam estatelados, prestando atenção e comparando com as suas próprias  intimidades em casa.

Luiz falou muito sobre “conexão emocional”, a importância das duas partes do relacionamento se escutarem com muita atenção, caminhar com os pensamentos em comum, saber escutar os sonhos e dores que cada um passa em seu dia a dia.

O mais legal foi ver o interesse extremo das mães sobre esse assunto. Para se ter uma ideia, no final da palestra, o espaço para perguntas foi aberto e choveram questões para o Luiz responder ali, de bate pronto. Tanto que o tempo estourou e colocamos em nosso site as questões que faltaram com as respostas.

Melinda Blau

Essa foi uma das palestras mais aguardadas. E não era para menos! Coautora do best-seller “A Encantadora de Bebês”, a jornalista norte-americana encantou também as mães que assistiam à palestra. Seus livros, escritos em conjunto com Tracy Hogg, já foram traduzidos para vinte línguas.

O ponto alto da sua conversa foi levantar a plateia para fazer um teste que mostrava que as mães brasileiras são superparecidas com as mães americanas, ou seja, mãe é mãe!  Ela fez duas perguntas, a primeira seria respondida por aquelas mães que acham que fazem a maior parte do trabalho em casa, a segunda seria para as mães que fazem o suficiente.

O resultado ficou claro na hora: a maioria das mães sente que tem a maior responsabilidade em casa, assim como as mães americanas. O teste fez com que as mães refletissem sobre por que não há uma melhor divisão de tarefas, inclusive entre as crianças.

Ela ainda respondeu qual o maior desafio de ser mãe nos dias de hoje: “O trabalho mais difícil do mundo é ser mãe. Muita gente fala que precisa de um equilíbrio, mas eu não acredito nisso. Uma palavra melhor é integração. Ter um filho é a maior mudança na vida de uma mulher. Mas é preciso ter força para lidar com tudo. E claro, faça algo para você todos os dias. Você merece!”.

Pamela Druckerman

Cheia de carisma, conquistou todas que estavam ansiosas para sua palestra com uma abertura inteira em português. Tudo bem que ela já morou no Brasil e, por isso, está acostumada com a língua, mas foi o máximo! Ela dividiu suas observações e pesquisas sobre como as crianças francesas são diferentes em alguns aspectos.

Por vivenciar culturas de diferentes lugares do mundo, ela mostrou que há várias opções e jeitos para ajudar a mãe com seus filhos. Com um carinho incrível, Pamela recebeu as mães brasileiras de braços abertos para tirar dúvidas e trocar experiências que valeram a pena. Todas saíram satisfeitas.

Laura Müller

A sexóloga promoveu um assunto de interesse comum na vida das mulheres, o sexo após a gravidez. Ela explicou que depois do parto e passada a recuperação da cesárea ou do parto normal, a mulher vai perceber se está pronta emocionalmente para retomar a relação com o parceiro. A gente sabe que é normal a atenção do casal ficar voltada para o bebê, mas acredita que é fundamental conseguir um espaço na agenda para o casal namorar!

Este ano,  a Pais&Filhos está organizando o Seminário Internacional Mãe Também é Gente, que vai ocorrer dia 15 de maio deste ano, no WTC (World Trade Center São Paulo), na zona sul de São Paulo. Para se inscrever no nosso seminário, clique aqui.O WTC (World Trade Center São Paulo) fica na Avenida das Nações Unidas, 12551, zona sul de São Paulo. 

Inscreva-se já!     |     Sobre o Seminário     |     Veja a programação


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Imagem Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bebês

Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"