Mais

Quanta gente, quanta alegria

Numa casa com quatro filhos, a diversão é garantida

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

por Marianna Perri, filha de Rita e José

Sair da rotina: este poderia ser o lema da família de Maria Rosângela Silva, mãe de Yuri, Laura e Bruna. Só o fato de ter quatro crianças em casa já explica – sim, ainda tem um enteado. Mas, além disso, ela transformou seu dia-a-dia em diversão, depois de um episódio que poderia ter causado o efeito contrário: a filha do meio enfrentou problemas sérios na escola, por causa do excesso de peso. Bullying, mesmo.Preconceito. Mas o que poderia ser um trauma foi transformado em oportunidade e uma mudança radical no comportamento de toda a família. Belo exemplo, esse. A pediatra recomendou que Laura fizesse uma reeducação alimentar e muitos exercícios, e essa foi a deixa para transformar tudo em pura farra.

As crianças – de 10, 7 e 3 anos – antes ficavam a maior parte do dia dentro de casa, por falta de tempo da mãe. Depois do problema, Rosângela se organizou para aproveitar mais e melhor a convivência com os filhos. “E passei a visitar parques, praças e andar na rua. Até ir à padaria da esquina é uma diversão aqui em casa”, conta.

Anúncio

FECHAR

De manhã, Laura e Yuri fazem esportes e outros cursos, como artes, enquanto a mãe leva a pequena Bruna para a creche. Na hora do almoço, todos estão em casa para sentar à mesa e, depois, preparam-se para a escola. As crianças estudam perto de casa e o trajeto é feito a pé. “Aproveitamos para ver coisas diferentes. Até uma árvore pode chamar nossa atenção, aí tiramos fotos e fazemos da caminhada simples um passeio muito gostoso”, diz Rosângela. E tome exercício, feito de um jeito leve, sem pressão demais.

O pai Gervasio e o irmão mais velho, Adan, também entraram nas brincadeiras e tiveram que se adaptar ao novo cardápio da família. Rosângela procura fazer refeições saudáveis e diferentes. “Para que eles comessem, tive que inventar que era uma batata frita japonesa. Só depois revelei o que realmente era: berinjela. E todos adoraram”. As bolachas recheadas e salgadinhos deram lugar às frutas e sobremesas com gelatina. Além disso, não falta iogurte na geladeira. Como não trabalha fora, Rosângela tem tempo para ficar de olho em tudo e se dedicar quase inteiramente aos filhos. Laura foi o principal motivo de toda esta mudança e ainda precisa da ajuda de todos para manter-se na linha. A menina é muito ansiosa e acaba comendo mais do que o necessário, levando os irmãos junto.

Chá da tarde

Mesmo com os dias tomados pelas crianças, Rosângela encontrou um tempo para se divertir com as amigas: formou um grupo de mulheres, que se reúne todas as quintas-feiras para trocar experiências, conversar, rir, ajudar-se. Uma turma e tanto! Elas levam os filhos, que brincam enquanto as mães batem papo. O chá da tarde é mais um alívio na culpa crônica dessas mães. “Uma ajuda a outra, trocamos experiências e conversamos sobre tudo. É meu refúgio da vida de mãe em casa”. É, amiga boa é muito importante mesmo. A gente adorou esse grupo!

Pais&Filhos TV