Mais

Primeiros dentinhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Desde cedo, devemos incorporar a escovação na rotina das crianças

Todo mundo concorda que estabelecer uma rotina para as crianças é fundamental. Este combinado diário de regras, hábitos e descontração inclui uma lista recheada: hora de dormir, de acordar, de brincar, de ver televisão, de comer e, claro, de escovar os dentes. E quanto antes esses hábitos forem incorporados na rotina, melhor.
 
Assim que o primeiro dentinho começa a aparecer, entre o quarto e o oitavo mês de vida, já é preciso começar a fazer a escovação com uma dedeira. Com o objeto no dedo indicador, os movimentos devem ser leves e arredondados, tomando cuidado para não entrar em contato com o céu da boca. Assim, a placa bacteriana, que é uma película adesiva cheia de bactérias, descola.
 
Os pais conhecem seus filhos e sabem em qual posição eles vão ficar mais confortáveis, facilitando a limpeza. “Não se deve forçar, porque pode criar algum trauma. Tem que ser uma brincadeira feita com carinho”, afirma a odontopediatra Eloísa Soares Ueno, mãe de Betina. A partir de um ano, as crianças já começam a entender o que está acontecendo. “Quando você for escovar seus dentes, leve seu filho junto e mostre o que está fazendo. As crianças gostam de imitar o que os adultos fazem”, diz. A dedeira deve ser esterilizada e trocada a cada três meses.

Além da escovação, precisamos ficar atentos a outro detalhe importante: a alimentação. “Quanto mais natural, melhor”, indica Eloísa. Quanto mais cedo for iniciada uma dieta cheia de açúcares, cresce a probabilidade do aparecimento de cáries. “Deixe que a criança descubra sozinha esses alimentos”, completa. Ou seja: nada de docinhos, brigadeiros e refrigerantes antes da hora!

Anúncio

FECHAR

A mamada noturna também merece atenção. Às vezes, os bebês começam a mamar à noite e acabam dormindo, e aí a gente fica com pena de acordar para escovar seus dentinhos. Se o seu filho ainda mama no peito, o risco de cáries é menor, mas é necessário fazer a limpeza do mesmo jeito. E se ele já toma o leite na mamadeira, atenção redobrada. Evitar a adição de açúcar ou mel no leite é a principal forma de prevenção. “Algumas marcas de leite em pó contêm açúcar em suas composições. É preciso ter cuidado com elas”, explica Eloísa.

Conforme o número de dentes vai aumentando, cresce também a frequência de escovações. Aos poucos, a dedeira pode ser substituída pelas escovas de dente. “Existem escovas para a faixa etária de zero a um ano. Elas têm cerdas macias e fininhas e a cabeça é pequena. É fácil de encontrar”, indica Eloísa.

Escova dental massageadora para a higienização dos primeiros dentes.
Bitufo, R$7,50.
SAC 0800 011 1145, www.bitufo.com.br

Escova de dente com cabeça pequena e menos cerdas.
Bitufo, R$ 5,25.

Consultoria: Eloísa Soares Ueno, mãe de Betina, é odontopediatra e ortodontista da Clínicia Odontológica Soares. http://www.cos.odo.br/

Pais&Filhos TV