Mais

Presta atenção!

Imagem Presta atenção!

Publicado em 02/08/2011, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade atinge mais crianças do que a gente pensa e pode prejudicar, e muito, o aprendizado

Para qualquer criança, o período de volta às aulas é de alta expectativa. Imagine só para aquelas que estão mudando de escola nessa época! Ansiedade em dobro. Transferir de uma escola para outra nunca é fácil, nem quando é tudo novo, inclusive o ano. Agora, com o trem já andando, mais complicado ainda. Isso porque a criança vai chegar num ambiente já formado, com as panelinhas de amigos, todo mundo já familiarizado com os professores e a matéria em andamento.

Por isso, a escolha da escola ideal é mais que importante. Se for o caso do seu filho, leve-o junto para conhecer alguns colégios antes das férias. Pergunte sobre a política de boas-vindas aos alunos novos e observe se eles procuram conhecer o histórico do seu filho, se fazem testes para saber sobre o seu conhecimento e se costumam pedir a uma criança que seja a “tutora” de novos estudantes. De acordo com a diretora do curso de Pedagogia da Universidade Guarulhos, Olga Maria Lodi, filha de Euclides e Rute, esse tipo de detalhe facilita muito a adaptação.

Mas é preciso também analisar cada caso para dar o apoio necessário ao seu filho para que ele possa continuar o ano sem problemas. Confira algumas dicas para ajudá-lo de acordo com o seu caso, mas não se esqueça que ele vai precisar mesmo é de muita conversa.

Mudança de casa
Se a sua família precisou mudar de bairro, de cidade ou até de país, talvez ele se mostre arredio e contrário à decisão. Provavelmente, ele esteja já há algum tempo na mesma escola, e esteja totalmente adaptado ao sistema de ensino e aos amigos.

“Por isso, é essencial que os pais tentem matricular os filhos em escolas semelhantes no projeto pedagógico a que eles estavam acostumados”, diz a psicopedagoga Raquel Caruso, mãe de Roberto e Rafael. Seja o colégio tradicional ou construtivista, o importante é tentar fazer com que a mudança não seja tão brusca para o seu filho.  
Não adaptação
Procure ficar de olho aos sinais de que o colégio não está sendo uma experiência tão bacana para o seu filho. Se ele chora sempre na hora da aula, tem dificuldades com o conteúdo ou sofre algum tipo de bullying, é hora de mudar.  Aqui, a ajuda de um profissional é recomendada para identificar os fatores que dificultaram a adaptação do pequeno, e indicar escolas com o perfil certo. Observe a principal queixa do seu filho e tente encontrar um local mais apropriado. E não deixe de acompanhar o processo: ajude na lição de casa, converse com os orientadores e convide os seus novos amigos para um lanche na sua casa.

Dificuldades financeiras
Se a escola é particular e as coisas apertam, pode ser hora de cortar ou reduzir o gasto com a mensalidade. Não há motivo para pânico se você se empenhar em encontrar uma boa escola. Mas antes de escolher, é preciso levar em conta os outros gastos envolvidos, além da mensalidade. As excursões, o material escolar, o uniforme e até as festinhas de aniversário. A interação com os colegas é essencial para a adaptação do pequeno, principalmente nos primeiros meses após a mudança. Por isso, coloque tudo no papel e veja onde o seu filho poderá ter uma boa experiência, com tudo o que tem direito.

Para saber mais


Dizendo Adeus… Dizendo Olá… – Quando sua família está de mudança, de Michaelene Mundy


Mudança não é bicho-papão, de Suraia Martins

Consultoria: Olga Maria Lodi, filha de Euclides e Rute, é diretora do curso de Pedagogia da Universidade Guarulhos. TEL.: (11)3539-9979, www.ung.br  Raquel Caruso, mãe de Roberto e Rafael, é psicopedagoga, psicomotricista e fonoaudióloga coordenadora da EDAC (Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico/SP.) TEL.: (11) 3816-7540, www.edac.com.br


Palavras-chave

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais