Mais

Parteiras podem evitar dois terços das mortes de mães e recém-nascidos

Publicado em 07/05/2015, às 14h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nessa semana acontece o Dia Mundial da Parteira. Para fazer menção à data, o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) destacou que a atuação das parteiras pode evitar 2 terços das mortes maternas e de recém-nascidos registradas no mundo. Segundo a instituição, estima-se que essas profissionais salvem em média 300 mil mulheres e 3 milhões de bebês no mundo todos os anos.

Além disso, de acordo com a entidade, as parteiras também são capazes de oferecer 87% de todos os serviços relacionados à saúde sexual e reprodutiva materna e ao desenvolvimento do recém-nascido. Ainda assim, apenas 42% das pessoas com habilidades para serem parteiras trabalham nos 73 países onde são registradas mais de 90% das mortes maternas e de recém-nascidos.

Desde 2008, o fundo das Nações Unidas trabalha em parceria com governos e formadores de políticas públicas na tentativa de construir uma força-tarefa de parteiras competentes e bem treinadas para atuar em localidades de baixa renda.

Em declaração à imprensa, a parteira Alana Pozelli do grupo Parteiras Aurora,  afirmou que as profissionais atendem gestantes em casa.E o acompanhamento começa durante a gestação e vai até o pós-parto, com auxílio na amamentação e nos cuidados com o períneo. O atendimento é sempre realizado em dupla. Desta forma, se acontece alguma complicação com a mãe e com o bebê juntos, estando em duas, fica mais fácil lidar.

Para a profissional, a atuação das parteiras em países como o Brasil é fundamental, uma vez que ajuda a desvincular a ideia do parto centrada no hospital e no médico. A ideia, segundo Alana, é fazer as mulheres entenderem que podem parir e que são protagonistas nesse momento.

*Com informações Agência Brasil



Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"