Mais

Palavrão, não!

Imagem Palavrão, não!

Publicado em 12/09/2011, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Mesmo sem querer, às vezes a gente solta palavras horríveis na frente das crianças, por puro instinto. Se seu filho começou a repeti-las, saiba o que fazer

A mãe reparou que a filha de dois anos andava falando uma palavra estranha: “caco”. Depois de muito investigar, descobriu que ela queria dizer “saco”, imitando os pais, que usavam sempre a expressão. Mesmo que esse não seja um enorme palavrão, na boca de uma criança tão pequena soa horrível. E se a mãe da história não se cuidar, sua filha pode começar a falar coisas bem piores.

Todo mundo já perdeu a paciência no trânsito, ou ficou fora de si com aquela topada na quina da cama que fez até ver estrelas. E aí fica difícil segurar a língua mesmo. Há estudos que apontam que os palavrões estão ligados aos instintos no cérebro. Por isso, não há motivo para desespero, caso você solte um palavrão na frente das crianças.

Mesmo que não seja um grande problema, provavelmente você quer ensinar as crianças que falar palavrão não é bonito. Então, é melhor se policiar e cortar esses termos do seu dia a dia, já que as crianças até os 7 anos costumam repetir as frases ditas pelos pais, sem nem saber o que significam. Elas associam aquelas palavras a uma alteração emocional, geralmente negativa, como raiva ou indignação.

Se alguma palavrão acabar saindo, demonstre que foi um erro, colocando a mão na boca e explicando que não se deve falar esse tipo de coisa. Além disso, mostre que esta é uma situação atípica.

Também é importante explicar que existem outras palavras ou maneiras de demonstrar que algo não está bem nos momentos de dor ou raiva, principalmente quando você se refere à outra pessoa. Não há necessidade de explicar o significado dos palavrões, já que as crianças não vão entender. Para eles, é apenas uma palavra dita pelos pais.

As crianças aprendem a falar e usam as palavras que ouvem por repetição. Se a família fala muito palavrão, e acha isso normal, o pequeno também criará o hábito de falar as palavras. Se o pegar falando alguma coisa feia, não adianta dar bronca – ele pode não saber que está errado.

Com crianças até os 6 anos, os pais devem explicar de uma forma clara e firme que aquelas são palavras desrespeitosas, que podem magoar ou ofender as outras pessoas. Mantenha a calma e não demonstre muito interesse pelo ocorrido: quanto mais importância você der ao palavrão, mais a criança repetirá para chamar a atenção.

Depois dessa idade, as crianças já entendem que os palavrões são uma demonstração de irritação e desagrado. Pode ser que elas comecem a falar entre os amigos, até como uma forma de aceitação social, e aí nem adianta querer proibir. Por isso, estabeleça regras e deixe bem claro que seu filho não poderá falar essas palavras em ambientes sociais, na frente dos mais velhos ou na escola. De novo, vale dar o exemplo. Nada de #%*$, como diriam as histórias em quadrinhos…

Consultoria: Blenda Marceletti, mãe de Caroline, Gabrielle e Michelle, é psicoterapeuta e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo  Marta Bitetti, mãe de Danielle e Luis Felipe, é psicóloga e Coordenadora Pedagógica do Colégio Ápice


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank celebram o nascimento de Pilar - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bruno Gagliasso e Gio Ewbank parabenizam Fe Paes Leme pelo nascimento da filha após polêmica