Mais

Pais & Filhos Responde

O doutor Claudio Len responde todo mês às perguntas dos leitores

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

DÉFICIT DE ATENÇÃO
Tenho uma filha de 7 anos e a levei numa neurologista por apresentar problemas de concentração na escola e em casa. A doutora disse que ela tem déficit de atenção e agora está tomando meio comprimido de Ritalina por dia. Gostaria de saber como lidar com ela.  
Driely Moreno

Driely, crianças com diagnóstico de  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade devem ser tratadas de uma maneira muito individual, com medicamentos como a Ritalina e com psicoterapia, de acordo com a necessidade. Os pais devem ter ações práticas, como certificar-se de que a criança está olhando e prestando atenção quando estão falando com ela, o que inclui elogios. O reforço positivo é muito importante. A resposta ao tratamento varia de uma criança para a outra, por isso é fundamental o seguimento médico regular.

PESO x ALTURA
Minha filha está com 6 meses e estou preocupada com o peso dela. Ela tem 67cm e pesa 6,7kg. Acho magrinha perto dos outros bebês. Devo me preocupar?
Carolina Mezzalira

Anúncio

FECHAR

Carolina, sua filha é bem normal. Aliás, é uma menina alta, o que dá aparência visual de magra. Mas é só a aparência mesmo, fique tranquila.

POSIÇÃO PARA DORMIR
Estou grávida de 4 meses e já sinto a barriga bem firme, mas mesmo assim, dependendo da posição e com a ajuda de um travesseiro, consigo dormir de bruços, que é a posição que prefiro e com a qual estou acostumada. Faz mal?
Luciana Loew

Luciana, não há problemas em dormir de bruços. Nesse sentido, não há certo ou errado, o importante é que você durma de uma maneira confortável durante toda a gravidez.

ANTICONCEPCIONAL
Quem está amamentando
pode tomar a pílula anticoncepcional normalmente? Não faz mal ao bebê?
Carina Eguia

Carina, quem está amamentando pode tomar anticoncepcionais à base de progesterona. Não há efeitos adversos para os bebês, mas na minha prática clínica observo que em alguns casos o ganho de peso mensal do bebê diminui. Recomendo que as mães em uso de pílula mantenham uma boa alimentação e evitem atividades físicas excessivas, o que também pode contribuir para uma diminuição na produção do leite materno. Se puder optar por outros métodos contraceptivos, melhor.

NÚMERO 2
A consistência das fezes da minha filha muda com frequência. É normal? Pode ter relação com a época do ano?
Giovana Linhares

Giovana, tanto a consistência como a coloração das fezes podem variar muito de uma criança para outra e até em uma mesma criança. Fatores como mudanças na flora intestinal, maior ou menor ingestão de líquidos e o tipo da dieta podem interferir. Caso ela não tenha obstipação ou desconforto para evacuar, não há problemas, é totalmente normal. Assim, não é necessário o uso de vermífugos ou outros medicamentos.

INGESTÃO DE FERRO
Os dentes do meu filho começaram a nascer com manchas cinzas. Na gravidez dele, eu não fiz o pré-natal direito e não tomei ferro. Por consequência, ele nasceu com anemia e está tomando ferro. Existe relação com as manchas?
Luciana Oliveira

Luciana, algumas crianças que usam ferro por via oral podem apresentar manchas escuras nos dentes. No entanto, essas manchas são superficiais e podem ser removidas pela escovação dentária normal ou pelo odontopediatra.

Mande sua pergunta para revista@revistapaisefilhos.com.br.

Pais&Filhos TV