Mais

Pais & Filhos Responde

Dr. Claudio Len tira as suas dúvidas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

ALIMENTAÇÃO
Meu neto tem 5 anos e se alimenta bem: come frutas, arroz, feijão, carne e legume. De vez em quando, tem caimbras e enjoos quando anda de carro. Qual tipo de exame médico ele tem que fazer?
Lucia Vieira

Lucia, as dores nas pernas são comuns em crianças e não têm relação com a alimentação. Na maioria das vezes, não há uma causa aparente, ocorrem no final da tarde e melhoram sozinhas ou com massagem. Geralmente, as crianças estão em ótimo estado, como é o caso do seu neto. Estas dores preocupam um pouco mais quando estão acompanhadas de inchaço nas articulações, quando impedem que a criança ande ou corra, ou quando vêm acompanhadas de outros sintomas, como febre ou fraqueza. O ideal é que você marque uma consulta com o seu pediatra, que avaliará a necessidade da realização de exames. Em tempo: estas dores não têm relação com o enjoo ao andar de carro, o que também é comum na infância.

VEGETARIANO
Criança tem que comer carne?
Lais Atkočius

Anúncio

FECHAR

Lais, a ingestão de carne não é obrigatória, desde que você inclua outros alimentos com proteínas, como frango, peixe, ovo e leite. Por outro lado, uma dieta exclusivamente vegetariana não é recomendada para crianças e adolescentes. Procure oferecer leite todos os dias, pois o cálcio é muito importante para a formação dos ossos.

RECÉM-NASCIDO
Regurgitar é normal?
Até quando e com que frequência?
Luís Alberto Ferraz

Luís, regurgitar é normal, especialmente nos primeiros 4 a 5 meses de vida. Alguns bebês regurgitam várias vezes ao dia ou mesmo depois de todas as mamadas. Em alguns casos, o leite sai até pelo nariz. Geralmente vai piorando até os 4 ou 5 meses e depois começa a melhorar, sendo pouco frequente depois dos 6 meses. Na maioria das vezes não é necessária medicação antirrefluxo, que fica reservada para os casos de dor forte ao regurgitar (esofagite por refluxo). Neste caso, os bebês regurgitam e têm dor de forte intensidade perto ou até mesmo longe da mamada. Mas preste atenção: a dor da esofagite não acalma no colo; nestes casos suspeite de “manha”.

TROCA-LETRAS
Minha filha tem 3 anos e meio, troca
R por L e parece ter a língua presa.
É normal? Quando é hora de consultar um fonoaudiólogo?
Marta Fonseca

Marta, esta queixa é muito comum na prática pediátrica. A troca de letras costuma se resolver sozinha entre 4 e 5 anos, caso não se resolva procure um fonoaudiólogo entre 4 anos e meio e 5 anos. Peça para o seu pediatria ver se o freio da língua é curto e está prendendo a língua; neste caso pode ser necessária uma pequena cirurgia.

HORA DO SONO
Peço ajuda pra que minha filha tenha um horário pra dormir. Ela não dorme de dia, cochila às vezes das 19h às 21h e depois só após às 3h da manhã.
Vanessa Franco Gratão

Vanessa, é muito importante que as crianças tenham rotina para dormir. Pelo que entendi sua filha dorme no começo da noite e depois acorda de madrugada. Imagino que ela acorde tarde pela manhã, caso contrário ficaria cansada o dia inteiro. Neste caso, alguns pontos são muito importantes para que ela estabeleça uma rotina de sono. Chamamos isto de “higiene do sono”: 1) A casa deve ficar calma desde o final da tarde, depois das 18 horas evite brincadeiras agitadas e muita televisão; 2) Evite ninar demais na hora de dormir, faça um treinamento para que ela durma no berço ou na cama, de acordo com a idade; 3) Faça uma rotina – sugiro ir para a cama entre 20h30 e 21 horas. Ela deve ficar na cama e ser estimulada a não sair de lá. Alguns minutos chorando não fazem mal para ninguém. Caso ela acorde de madrugada, espere uns 5 a 10 minutos antes de ir ao quarto. Depois disto, vá até ela e tente acalmá-la lá mesmo, e repita esta conduta quantas vezes for necessário. Costuma dar certo em 3 a 4 dias. Parece difícil (e é mesmo), mas com persistência você consegue. Algumas recaídas são comuns, não se preocupe.

Pais&Filhos TV