Mais

Pais & Filhos responde

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Todo mundo quer saber

Sono, alimentação e desenvolvimento: três temas que afligem, praticamente, todos os pais. Confira as perguntas e respostas desse mês e mande as suas dúvidas.

O bebê não come
Meu filho tem, hoje, um ano e um mês e não quer comer de jeito nenhum. Quando ofereço, ele recusa, bate na colher, chora… De vez em quando, aceita um pedacinho de carne, mas em geral só aceita mamadeira. Ele pesa 10,700kg. O que eu faço? Ana Claudia Santos

Anúncio

FECHAR

Ana Claudia, o peso do seu filho é normal para a idade. No entanto, você tem razão de ficar preocupada porque é importante que ele coma alimentos salgados e frutas nesta fase. Uma estratégia é oferecer sopas e papas de frutas bem amassadas, que costumam ser mais bem aceitas do que em pedaços. Mas ele só vai comer se ficar com fome. É importante que você controle a sua ansiedade natural com o fato de ele não comer direito. Ao dar a mamadeira, você acaba tirando exatamente o que o levaria a comer: a fome. E esse ciclo se repete, diariamente. Nestes casos, recomenda-se que vocês não ofereçam a mamadeira caso ele não coma na hora do almoço e do jantar, mesmo que, com isso, ele fique irritado e chore.
Tente estar presente nos horários das refeições para garantir que sejam regulares todos os dias, mesmo aos finais de semana. Essa disciplina é importante para que se crie uma rotina. Assim, ele deve começar a comer entre quatro ou cinco dias. Ou até mesmo antes!


Terror noturno
Meu filho faz tratamento de Terror Noturno, não tira sonecas durante o dia e dorme com muito esforço. Já ouvi falar que o terror noturno tem relação com a hiperatividade. Tatiane Fazano

Tatiane, não há qualquer relação entre o terror noturno e a hiperatividade. Muitas crianças com 3 anos não dormem de dia, o que é uma característica individual. Mesmo que o sono seja agitado para quem olha, ele deve estar dormindo bem, o que se confirma pela ausência de sonolência diurna. Crianças (e adultos) que não dormem bem à noite sempre têm sono durante o dia e costumam tirar cochilos com frequência, para compensar o cansaço da noite.

Demora para engatinhar
Meu bebê tem 9 meses e ainda não engatinha. É normal? Ele nasceu prematuro, de 7 meses. Regyane Silva

Regyane, muitos bebês não engatinham e começam a andar direto. Isso pode acontecer até um ano e quatro meses. Acho importante avaliar o desenvolvimento neuromotor como um todo. Crianças com 9 meses de idade devem ficar sentadas sozinhas, sem apoio, por exemplo. Como seu bebê é prematuro, pode estar um pouco mais atrasado, o que também é normal. Em alguns casos, pode ser necessária fisioterapia para ajudar no desenvolvimento, fale com o seu pediatra.


Dorme pouco
Meu filho tem 9 anos e quase não tem sono. Dorme muito pouco, mesmo estando muito cansado. Não faz nenhuma atividade agitada antes de dormir, não joga videogame perto da hora de ir para a cama, nem vê TV. Mas, mesmo assim, ele não dorme nunca as 8 horas necessárias e vive com dor de cabeça. Ele tem asma, mas só toma medicação nas crises. É uma criança muito agitada, as pessoas acham que ele pode ser hiperativo. Karine Sallaberry

Karine, muitas crianças hiperativas podem sentir dificuldades para dormir, mas quando pegam no sono, dormem por horas seguidas. E sem acordar. Não parece ser o caso do seu filho, que tem o sono todo agitado. Neste caso, recomendo que você fale com seu pediatra para que iniciem uma investigação de outros fatores que atrapalham o sono. Entre eles, a asma leve, mas não controlada, obstrução respiratória alta (aumento de adenóide ou rinite alérgica) e até fatores emocionais, como a ansiedade. Procure manter bons hábitos de vida, como rotina de horários para jantar e para ir para a cama, em todos os dias da semana. Mesmo aos sábados e domingos, além de atividades físicas regulares, como natação, de duas a três vezes por semana. São mudanças de rotina simples, que acabam por fazer bastante diferença.

Pais&Filhos TV