Mais

Ótima notícia: Aprovada em Florianópolis a merenda escolar vegetariana

O projeto ainda vai passar pela sanção do prefeito, mas nós já estamos na torcida para que vire lei!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou nesta quarta-feira, 17 de junho, em segunda votação o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Merenda Escolar Vegetariana, de autoria do vareador Afrânio Boppré (PSOL).

Segundo o projeto, a ideia é atender com orientação nutricional a todos os estudantes da rede municipal de ensino, ou seja, as creches e escolas de ensino fundamental I (crianças até 10 anos). Os pais precisarão pedir para a direção da escola o cardápio opcional. A intenção não é substituir a merenda, mas respeitar as decisões alimentares de cada família. Assim, os pais terão mais autonomia para decidir o que os filhos vão comer na escola.

“A escola quando recepciona estudantes com orientação nutricional vegetariana não deve oferecer proposta oposta ao esforço familiar, dando plena liberdade para a educação alimentar. A escola deve inclusive ser um espaço para estimular hábitos de consumo saudáveis”, diz o vereador autor do projeto. Atualmente, vários estudos mostram que o vegetarianismo, inclusive, reduziria vários impactos ambientais causados pelo consumo exagerado de carne no mundo todo.

Anúncio

FECHAR

Para que as escolas de Florianópolis tenham uma dieta vegetariana, não será preciso gastar mais dinheiro, já que o município recebe os recursos financeiros para a merenda escolar por meio de parcerias com o governo federal. Agora, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito César Souza Junior. Caso ele vete, a Câmara vota novamente para decidir se vão manter ou derrubar o veto.