Mais

Noites em claro

Publicado em 07/01/2012, às 08h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Ouvia dizer sempre que bebês acordam de 3 em 3 horas para mamar e que alguns pediatras, inclusive o meu, aconselhavam acordar o bebê mesmo que ele estivesse dormindo tranquilamente. Mas como isso é difícil quando você sai de uma cesariana e anda pela casa encurvada devido aos pontos – também não tinham me contado que você demora, e o quanto demora, para andar reta! E mais difícil ainda quando você traz resquícios de cansaço do seu último mês de gravidez, em que mal dormia, lidando com todos os seus medos e inseguranças, sem contar o barrigão…

Chega uma hora em que não conseguir repor o sono passa realmente a te afetar, desde o mau humor insuportável, até o mal-estar físico, descontando em forma de crises de choro que você não sabe se são por conta do cansaço, se é depressão pós-parto ou se é simplesmente porque você está insegura e com medo de tanta responsabilidade.
Todos falavam que eu deveria dormir durante o dia toda vez que a Manuela fosse dormir. Mas e a minha vida? O que eu faria dela? Não queria transformar os meus dias em trocas intermináveis de fralda, amamentação, banho e sono. Queria acompanhar as notícias, responder e-mails, arrumar as coisas da minha filha, me informar sobre como cuidar do bebê, fazer ginástica, ler, assistir a um filme… Essas coisas que parecem pequenas, mas que fazem você se sentir viva.
Eu aproveitava para fazer tudo isso enquanto ela dormia. É claro que ficava morta de cansaço à noite e prometia que no dia seguinte iria dormir, mas isso nunca acontecia. Quando ela dormia à noite depois da mamada eu não deitava e dormia imediatamente, muito pelo contrário: nunca tive um sono tão leve como hoje. Ficava mais meia hora acordada escutando para saber se ela realmente tinha dormido. Quando ela se mexia, lá estava eu acordada de novo… Ou seja, não dormia.
Quando me falavam que em três meses tudo isso ia passar, eu simplesmente queria me jogar pela janela: "como assim três meses???" Isso é uma eternidade para quem está nessa situação. São 180 dias praticamente em claro. Você tem ideia do que isso interfere na sua vida pessoal? É um caos.
O tempo foi passando e hoje vejo que passa rápido. Consigo dormir bem melhor agora que ela está com 8 meses; já não demoro uma hora para voltar a dormir depois que ela acorda à noite, e me acostumei com um sono interrompido. Hoje fico feliz quando escuto que ela acordou e sou recebida com aquele sorriso banguela que faz o meu dia incrivelmente feliz. Lembre-se: é difícil, mas passa e vale muito a pena!
Cristiane Kapaz, mãe de Manuela, é publicitária

Palavras-chave

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer