Mais

Mãe, posso dormir na sua cama?

Publicado em 04/10/2012, às 21h00 - Atualizado em 03/07/2021, às 10h06 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Cama quentinha, grandona, do lado de pai e mãe: qual criança não adoraria passar todas as noites ali, se sentindo segura e protegida? Sim, todas querem e é totalmente normal. Mas isso não significa que você deva deixar. Até os quatro meses de vida, dormir ao lado dos pais faz bem para a saúde do bebê, mas, depois dessa idade, compartilhar as noites de sono pode trazer problemas para o desenvolvimento emocional da criança.

Uma pesquisa do site Pediatrics mostrou que bebês entre 11 e 15 semanas de vida que dormem com os pais despertam depois de episódios de apneia (interrupção da respiração durante o sono) e têm menos chances de ter a Síndrome da Morte Súbita devido à falta de ar. “Nesta fase, dormir com os pais ajuda o bebê a se adaptar ao novo ambiente em que vive, já que ele ainda acha que a barriga e a mãe são uma coisa só”, diz a psicóloga Lizandra Arita, mãe de Lohan.

A partir daí, é importante que os pais procurem determinar um espaço que seja só do bebê, para que ele passe a perceber que o corpo dele e o da mãe estão separados. Isso não significa deixar o recém-nascido sozinho ou chorando: afinal, ele é pequeno e totalmente dependente dos pais e cuidadores. Mas deixá-lo dormir no berço ou carrinho a maioria do tempo, ou evitar que ele passe a noite toda na cama dos pais, é um bom começo.

A partir dos 2 anos, a criança passa a ter pesadelos, daí o motivo para querer dormir com os pais: a segurança. Nesta fase, a gente deve ficar ao lado dos filhos, dormindo juntos, mas na cama das crianças. “Os pais devem enfrentar este medo dos filhos e mostrar que o ambiente em que eles dormem é seguro”, diz Lizandra. Apesar disso, há exceções: dormir um dia ou outro na mesma cama, em situações extremas, não traz nenhum problema.
Deixar que a criança perceba que consegue enfrentar seus medos sozinha ajuda no desenvolvimento emocional. “Dormindo sozinha, a partir da idade adequada, eles criam autonomia em casa e na escola, tornando-se adultos mais independentes e seguros no futuro”, explica Lizandra.

Em caso de pesadelo, acompanhar e se deitar com o seu filho, até que ele adormeça, é o ideal. Desta forma, os pais mostram que estarão ali sempre que o filho precisar, mas diferem o ambiente adulto do infantil, que deve ser tão ou mais seguro para a criança.

Para alguns pais, dormir com os filhos na mesma cama é uma maneira de se sentirem mais próximos deles. Muitos acreditam que a cama compartilhada dá mais segurança aos filhos, carinho e proteção, além de não atrapalhar a relação dos pais – desde que haja muita criatividade entre o casal. Para eles, a prática também facilita a amamentação, já que o bebê está ao lado da mãe durante toda a noite.

Já para os especialistas, não querer que o filho tenha um quarto separado é um sinal de que a mãe ou o pai não se sentem seguros em se separar da cria. Entender que o filho está vivendo um momento de confusão de sentimentos ajuda a enfrentar esta fase. “Muitas vezes, a criança querer dormir na cama dos pais demonstra medo, tristeza ou apenas carinho. Entender qual deles é o caso do seu filho e evitar que eles sejam substituídos apenas por dormir na cama dos pais é muito importante”, completa a psicóloga.

Dormir juntinho de vez em quando é bom e todo mundo gosta, desde que fique claro que é exceção. Naquele dia frio, família inteira embaixo da coberta, tem coisa melhor?


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"