Mais

Conheça o Centro de Arte Contemporânea Inhotim

Este lugar, em Brumadinho, Minas Gerais, é uma ótima chance de mostrar às crianças o mundo da arte

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

INHOTIM MATÉRIA

Criança tem muita curiosidade e quer pegar em tudo, não tem jeito. Para os museus tradicionais isso definitivamente não dá certo, mas o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Minas Gerais, tem uma proposta que elas vão amar: a maioria das obras expostas é pra encostar. Com 140 hectares, o gigante jardim botânico é como um grande parque de diversões feito de arte.
Os espaços lá são divididos entre 18 galerias com obras permanentes, outras quatro para as temporárias e mais diversas espalhadas pelos jardins. Como é muito grande e com muita coisa pra ver, o ideal é reservar pelo menos dois dias pra aproveitar tudo – e olha que ainda vai faltar tempo. Outra dica importante é pagar o ingresso que dá direito a transporte e guia, já que as atrações ficam longe umas das outras.
Entre as obras de arte, algumas parecem até que foram feitas especialmente para as crianças. A Magic Square, do famoso artista brasileiro Hélio Oiticica, é um gigante labirinto de paredes coloridas, onde meninas e meninos parecem estar em um mundo de gigantes, enquanto a Viewing Machine, do Olafur Eliasson, é um imenso caleidoscópio. Diversão na certa!
Pra comer, além de vários pontos espalhados pelo espaço, de lanches rápidos a bufês mais sofisticados, Inhotim conta com 98 bancos do designer brasileiro Hugo França, onde sempre dá pra sentar e fazer um piquenique. Filhos muito pequenos? Os fraldários têm micro-ondas para aquecer as mamadeiras.

Anúncio

FECHAR

A gente conferiu tudo lá e te mostra nesse vídeo:

Onde: Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH-SP.

Horário de funcionamento

Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30

Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

Valores

Terça e quinta-feira: R$ 25,00

Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita

Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 40,00

Meia-entrada: crianças de 6 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes e professores identificados.

Crianças até 5 anos não pagam.