Mais

Estou exagerando?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Estou exagerando na bronca?


• Se você precisa repetir a mesma coisa “um milhão de vezes”, se acaba gritando, se exaltando, fazendo ameaças, ou batendo, é sinal de que está exagerando e precisa mudar de estratégia. Uma boa ideia é repensar como melhorar a relação com seu filho para evitar as situações em que a bronca acontece.
 • “Em vez de ficar gritando, coloque seus cristais fora do alcance”, sugere a psicóloga Lidia Weber, mãe de Tatiana e Erick, professora da Universidade Federal do Paraná e autora do livro Eduque com Carinho.
• Outro ponto defendido por Lidia é que os pais criem regras simples, lógicas e que ajudem os filhos a entendê-las. Devem ser coisas como “é preciso escovar os dentes após
as refeições”, “você deve arrumar
o quarto antes de sair para brincar”. E em vez de falar em “castigos”, faça a criança entender as “consequências” de cada atitude. Mais que uma simples punição, a consequência deve oferecer uma oportunidade de reparação. “Se a criança pintou a parede poderá ajudar a limpá-la”, exemplifica a professora.
• Valorizar os bons comportamentos do filho, tirando o foco do negativo e colocando sobre o positivo, também ajuda a diminuir os momentos de tensão. “Elogie-o todas as vezes que ele fizer algo bom, como brincar com o irmão, pedir desculpas, pedir sua permissão para algo ou ser carinhoso”, recomenda Lidia. Toda criança gosta de ser valorizada e, portanto, vai querer repetir os comportamentos elogiados.

Anúncio

FECHAR

Pais&Filhos TV