Mais

Depoimento de Janaina Brandão Toledo

Publicado em 18/02/2013, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


19/02/2013

O meu filho mais velho que mamou até 1 ano e 3 meses, sempre teve uma alimentação saudável incluindo frutas, legumes e verduras, porém cometi um grave erro. Para que se possa entender este erro, é bom eu explicar que trabalhei por alguns anos num spa de medicina chinesa, onde se abolia a ingestão da carne e eu mesmo nunca gostei. Então não comia carne há anos e também não oferecia sempre ao meu filho.

Não o proibia, tão pouco o privava de consumir carne, mas não o estimulava.

Foi numa consulta a pediatra, quando meu filho tinha pouco mais que tres anos, ao ser questionada pela médica sobre a alimentação dele, pois no exame de sangue apresentava uma anemia, fui categórica: meu filho se alimenta super bem, come legumes, verduras e frutas diversas e gosta muito. Daí a médica perguntou: mas e a carne? Disse que as vezes ele comia um frango ou peixe. E ela perguntou, já preocupada: Mãe, cade a carne da dieta desta criança?

Respondi que como eu não era muito ligada em carne a experiencia do meu filho, não era grande.

Levei um puxão de orelha da médica, que me explicou que a principal fonte de ferro das crianças é a carne. E que o "paladar do indivíduo" se form até os 3 anos de idade, assim as experiências que eles tem até essa idade levam pra vida toda. Ainda tentei articular justificando que ele ingeria verdura de cor escura como couve, espinafre. Mas não teve jeito, ela respondeu que adultos se viram bem extraindo o ferro das folhas, mas crianças não. Essas tiram a maior parte do ferro que precisam da carne.

E me ajudou muito, achei o lado bom da bronca que levei da médica hoje em dia, carne todo dia em casa, nem que seja em uma refeição pelo menos e ele come, em pouca quantidade, mas come. Mas sei que essa falha cometi, em não apresentar a meu filho com mais frequencia esse alimento tão importante, por falta de conhecimento.

E o melhor, meu pequenino bebê, foi apresentado as papinhas em que eu usava carne como um dos ingredientes logo aos 6 meses, e até hoje come pedacinhos bem pequenos que coloco nas sopinhas e papinhas dele. E adora.


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”