Mais

Dente crescente

Aos 5 anos, seu filho já está liberado para usar pasta com flúor

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Seu filho já dá o laço no cadarço, alcança a prateleira e já sabe escovar os dentes sozinho. Que orgulho! Ele está crescendo rápido e ficando cada vez mais independente.

Mesmo que a coordenação motora das crianças por volta dos 5 anos tenha melhorado, a supervisão dos pais e responsáveis durante a escovação é necessária e deve ser feita de forma intensa. Segundo o cirurgião dentista Flávio Luposeli, filho de Carmen e Edme, quem merece atenção especial neste momento são os recém-chegados dentes permanentes. “É preciso mais cuidado com os permanentes superiores, por exemplo, pois seus formatos facilitam o aparecimento de placas bacterianas”, explica. Alguns dentistas indicam a escova de tufo único para melhorar a higienização dos primeiros dentes molares.
 
A escolha da escova de dente certa é importante. As cerdas e os tamanhos de cabos e cabeças precisam ser observados. Sem falar nas cores e formatos divertidos para estimular a criança. A principal novidade é que, agora, as pastas com flúor já podem ser usadas, pois a capacidade da criança de cuspir a pasta de dente já está mais desenvolvida.
 
Para os menorzinhos, engolir a pasta pode se tornar um problemão! Acontece que o flúor pode entrar na corrente sanguínea e, ao se associar com o dente permanente, pode causar a fluorose, que varia de pequenas manchas até comprometer os dentes.
 
A quantidade de pasta recomendada é metade do tamanho da cabeça da escova. Estimule a escovação após cada refeição e o uso do fio dental. “Isso deve ocorrer desde o dente de leite. A técnica é a mesma. Você enrola no dedo médio e apóia no polegar, fazendo movimentos da gengiva para fora”, explica Flávio.
 
Não relaxe com a escovação agora que seu filho está crescido e cheio de autonomia. Como os novos dentinhos são permanentes, a responsabilidade é ainda maior! A sua e a dele.
 
Gel dental com flúor
Para crianças a partir de 5 anos; Bitufo; R$4,10
SAC 0800 011 145, www.bitufo.com.br
 
Escova lume 
Seu cabo tem um pisca-pisca, que apaga no momento em que a criança deve parar 
a escovação; Bitufo, R$17
 
Consultoria: Flávio Luposeli, filho de Carmen e Edme, é cirurgião dentista da Luposeli Odontologia.

Pais&Filhos TV