Publicado em 22/11/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
Faça o movimento da bolinha e do trenzinho, use escovas de dente com cabeças pequenas, tome cuidado para não engolir a espuma que a pasta faz. Certamente, você já ouviu essas dicas do que fazer na hora da escovação dos dentes da criançada, não é? E não só ouviu como ensinou ao seu filho as técnicas e ele aprendeu direitinho! Mas será que ele já pode fazer a higienização bucal sozinho? Se ele tem entre 2 e 5 anos, sim, mas você ainda precisa estar por perto e contribuir nesta hora.
Os especialistas recomendam que você tenha duas escovas de dente para cada criança. Uma para ser usada pelos pequenos e outra pelos pais. “A partir dos 3 anos, é legal deixar que a criança comece a escovar sozinha e que o adulto complemente”, afirma a odontopediatra Fernanda Morangi, filha de Sônia e Eduardo. Esse acompanhamento na escovação compartilhada deve ser feito, pelo menos, até os 8 anos. A escova de uso exclusivo da criançada precisa ser trocada com mais frequência do que aquela que você vai utilizar. “Muitas crianças mordem a escova”, explica a profissional.
Nessa fase, o ideal é que a escova seja com um cabo compatível com o tamanho das mãos delas; que as cerdas sejam do mesmo tamanho, macias e arredondadas, assim como a cabeça. Para os menores, o ideal é utilizar uma quantidade de pasta equivalente a um grão de arroz e, por volta dos 5 anos, equivalente a metade de uma ervilha. E quem coloca a pasta na escova é sempre o adulto!
Primeiro, deixe que o seu filho ponha em prática tudo aquilo que você ensinou e, depois, refaça a limpeza. Por mais que a coordenação motora deles vá evoluindo com o tempo, as crianças sempre vão deixar alguma coisa passar até que elas adquiram a atenção necessária e, consequentemente, autonomia total.
Escova daqui, escova de lá
As escovações noturnas são as que mais merecem atenção dos pais. Quando dormimos, a produção de saliva diminui e os dentes ficam mais vulneráveis aos alimentos que, possivelmente, ficarão ali depositados. Por isso, elas precisam ser sempre reforçadas.
Muitas crianças dessa faixa etária já frequentam a escola e algumas em período integral. Nesses casos, é importante que os pais saibam quais métodos são usados pelos educadores para a participação desse processo. A odontopediatra ainda afirma que se a escovação feita em casa com a supervisão dos pais é satisfatória, ela complementa a que está sendo feita na escola.
Gel dental
Sem flúor e sem corantes.
Bitufo, R$5,40
SAC 0800 011 145, www.bitufo.com.br
Escova dental
Com protetor para as cerdas.
Bitufo, R$4,50
Consultoria: Fernanda Morangi de Barros, filha de Sônia e Eduardo, é odontopediatra da Clínica Nacle. Tel.: (11) 3862-3369, www.clinicanacle.com.br
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos