Mais

Conquistas e projetos: saiba o que Patricia Smith espera realizar em 2013

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Patricia Smith, mãe de Adam, nos enviou uma lista com a retrospectiva de 2012; e outra com os planos para ela e seus os filhos para o próximo ano. Quem quiser participar deve enviar as listas para naiara@revistapaisefilhos.com.br junto com uma foto com os filhos!


10 conquistas que fizeram de você uma mãe melhor em 2012  

1) investir na fantasia e brincar de carrinho, bombeiro e polícia e de pular pela casa, de desenhar e de se esconder, me transportar para o mundo dele.

Anúncio

FECHAR

2) consegui diminuir minha ansiedade em relação ao tempo em que as coisas acontecem. Nem sempre a "grama" do vizinho é mais saudável porque é mais verde …

3) aprender a reconhecer os sinais de birra por causa de uma certa ausência e mesmo assim, continuar dando os limites necessários a uma boa educação.

4) apesar de clichê, valorizar as pequenas coisas e cada momento me faz mais feliz; deixei de lamentar pelos momentos que perdi e passei a comemorar aqueles que posso vivenciar.

5) relaxar com rotinas e alimentação, mas saber segurar a onda para não sair do controle saudável; ele comeu pirulito (dado pelo pai) e gostou, mas eu gostei mais quando caiu no chão 🙂 Balas e pirulitos, alimentos coloridos artificialmente ainda não fazem parte da minha lista PODE.

6) reconhecer que as ajudas são bem-vindas; meu marido fazer o supermercado não me torna pior dona de casa, como a babá arrumar as gavetas do meu filho, não me torna menos mãe.

7) deixar meu marido exercer a paternidade, do jeito dele.

8) ter novos planos de trabalho mesmo sabendo que alguns dias verei meu filho menos do que gostaria, me ajuda a valorizar quem sou, e feliz, com certeza sou melhor mãe.

9) admitir que o meu filho não é mais um bebê e incentivá-lo a crescer e se tornar independente dentro das possibilidades.

10) não ter cedido a nenhuma das técnicas para fazer o meu filho dormir, o que me permite colocá-lo no colo e poder tirar casquinha desse momento.

10 projetos para lidar com a culpa materna em 2013

1) envolver mais o meu filho em diversas atividades, como cozinhar ou arrumar a bagunça do escritório; ambas são atividades colaborativas e podem ser prazerosas.

2) voltar a fazer natação com ele; era um tempo só nosso que eu perdi nos últimos meses por causa do novo trabalho, mas que no projeto 2013 vai voltar a funcionar.

3) na impossibilidade de levar meu filho na pracinha todos os dias, escolhi ao menos um dia da semana para essa atividade.

4) planejar para não falhar, mas se falhar, dar uma boa gargalhada e seguir adiante feliz (ou ao menos sem reclamar).

5) a hora do trabalho é a hora do trabalho, fazê-la proveitosa para torná-la mais curta e poder realizar mais em menos tempo.

6) fazer uma viagem com o marido e sem o filho, faz bem ao relacionamento e a família só tem a ganhar com isso. Pais felizes = filho feliz!

7) a culpa é um sentimento que ganha força quando alguma situação não programada surge, então os passos 7, 8, 9 e 10 vão ficar para depois 🙂

Pais&Filhos TV