Mais

Bolsa do bebê

Passear com o pequeno e levar uma bolsa com utensílios é essencial

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Sair com crianças, principalmente com bebês, demanda muitos cuidados e trabalho, mas vale a pena! Além de ser gostoso, faz bem pra saúde. Elas precisam sair de casa por pelo menos meia hora por dia – é o tempo de banho de sol necessário para sintetizar a vitamina D, que estimula a absorção de cálcio e fósforo, superimportante para o crescimento. “Criança que vive fechada tem tendência a raquitismo”, explica o pediatra Jayme Simões, pai de Leonardo, Camila, Thomas e João Pedro.

Mas, com certeza, você não vai querer passear só meia hora por dia com seu filho. Para aproveitar o passeio com todo o prazer que tem direito, tome alguns cuidados, principalmente em relação ao sol. Ao mesmo tempo em que ele é essencial para a saúde, em excesso pode trazer problemas para a pele sensível das crianças. Por isso, só faça o passeio antes das 10h e depois das 15h (no horário de verão, 16h).

Para iniciar o contato com o “mundo real”, Simões sugere locais como parques, praças e praias. “Evite lugares como shoppings centers e ambientes fechados. Fique atento com plantas, insetos e possíveis acidentes”, alerta.
Os passeios podem começar a partir do primeiro mês de vida. Quanto mais nova a criança, menos tempo deve ficar fora de casa. “Aumente o tempo conforme ela fica mais velha, mas sempre respeitando o horário”, afirma o pediatra.

Anúncio

FECHAR

Contato com a natureza e visitas a parentes e amigos são sempre bons.
Se seu filho ainda está na fase de amamentação, procure um local calmo, onde fiquem só a mãe e o bebê. “Ele precisa de tranquilidade; senão, tende a ficar irritado e não mamar”, diz Simões.  

Não é necessário levar a casa toda no passeio. Preparamos uma lista dos itens essenciais para a mala do bebê durante as saídas, mas tudo vai depender do local e do tempo de passeio. Os itens de troca de fraldas, como lenços umedecidos, fraldas e pomada antiassadura, são fundamentais. Os lenços podem ser substituídos por uma fraldinha e soro fisiológico – que também serve para limpar os olhinhos do bebê.

Filtro solar e repelente também são importantes em passeios ao ar livre, desde que o bebê tenha mais de 6 meses. Não se esqueça das trocas de roupa – bebês sempre podem regurgitar, o xixi pode escapar, a papinha pode voar… E um casaquinho. Depois dos 6 meses de idade, leve água e papinha também.

Na hora de selecionar os brinquedos, escolha os menores, de fácil transporte, e que deixem o bebê entretido, sem ficar alienado.

Dá medo de esquecer alguma coisa, é normal, mas siga esta lista que você não vai ficar na mão. Que tal grudar o check list na geladeira?

Checklist

Lenços Umedecidos
Filtro Solar
Repelente a base de citronela
Pomada antiassadura
Troca
de roupa
Fraldas descartáveis
Água e papinha
Brinquedos

Consultoria: Jayme Simões, pai de Leonardo, Camila, Thomas e João Pedro, é pediatra e homeopata do Hospital Infantil Sabará, tel.: (11) 3155-2800, sabara.com.br

Pais&Filhos TV