Mais

Betty Monteiro esclarece dúvidas sobre comportamento das crianças na Pais&Filhos TV

Publicado em 04/03/2015, às 15h39 - Atualizado em 18/11/2021, às 07h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Acha que seu filho está se comportando mal? A psicóloga, pedagoga e escritora Betty Monteiro respondeu dúvidas enviadas pelos nossos seguidores no Facebook sobre o assunto. Imperdível! Mande suas perguntas e dúvidas através do comentários para Betty responder.

Dicas para desapegar do mau comportamento do seu filho

Temos o costume de achar que certos comportamentos desafiadores e hábitos “ruins” dos nossos filhos fazem apenas parte de quem eles são. Mas como Harold S. Koplewicz, conselheiro da revista americana Parents e médico escreveu em seu novo livro ‘O efeito andaime’, nossa compreensão dos nossos filhos pode ser distorcida pelas nossas percepções. Veja como treinar seu cérebro e explorar o verdadeiro potencial do seu filho.

“Eu costumo mostrar aos pais uma foto com 20 crianças num parquinho e peço que me digam o que notaram primeiro. Eles geralmente percebem a criança que está com o dedo no nariz, ou aquela que está chorando, ou a que está se preparando para bater em um colega. O que eles não percebem são as crianças que estão brincando juntas, que parecem calmas e aquelas que estão convidando o colega para participar da brincadeira”, diz Harold S. Koplewicz.

Você pode estar se perguntando: então devo focar apenas no que é positivo e fingir que os comportamentos negativos não estão acontecendo? Não. Recalcule a rota da sua parentalidade de maneira que você possa observar todos os comportamentos do seu filho. “Se você conseguir prestar mais atenção nos comportamentos positivos do seu filho, verá eles mais do que imagina”, diz David Anderson, Ph.D. e psicólogo clínico do Instituto da Mente Infantil, em Nova York.

Claire poderia tentar focar no oposto do Daniel derramando as coisas, que poderia ser, por exemplo, celebrar todas as vezes que ele bebe um copo de suco sem incidente. Uma vez que você tenha esses ‘opostos’ em mente, tente percebê-los – e elogie seu filho quando isso acontecer. Diminua o seu nível de estresse com uma criança que acorda cinco vezes por noite, e reconheça quando ela conseguir ficar pelo menos uma noite inteira.

Tente visualizar uma proporção de três para um em relação a apreciação e crítica. É difícil de fazer quando você apenas percebe o lado negativo, mas a recompensa a longo prazo vale a pena. “Aprecie seu filho quando ele fizer algo positivo, diminua a gritaria e o foco nos comportamentos negativos, e você verá uma mudança real de comportamento”, diz. Dr. Anderson.


Palavras-chave

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena