Publicado em 07/07/2015, às 15h06 - Atualizado em 24/11/2021, às 06h55 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
Você já deve ter notado que, muitas vezes, algumas responsabilidades da casa e da família recaem sempre sobre os ombros da mulher. Cozinhar é obrigação da mulher, mesmo que o homem se arrisque no fogão algumas vezes. Manter a casa limpa é trabalho feminino, ainda que seu marido te ajude a secar e guardar a louça. Dar banho e alimentar os filhos é responsabilidade da mãe, ainda que o pai seja uma pessoa participativa e leve todo mundo ao cinema no final de semana.
Você deve estar pensando: mas que absurdo! Tudo deve ser dividido igualmente! E você tem toda razão. “Apesar de a sociedade historicamente colocar as responsabilidades ligadas a casa e à família como obrigação da mulher, os homens podem e devem participar de tudo, não apenas de forma experimental”, diz o psicólogo Luiz Hanns, que esteve no 1º Seminário de Mães da Pais&Filhos e do Grupo Sou Mãe.
Hoje em dia, a mulher também sai de casa bem cedo para trabalhar. Assim como o marido, ela tem suas responsabilidades profissionais e não quer mais abdicar da sua vida de amiga, filha, irmã, amiga e esposa quando se torna mãe. “A mulher está mais ativa. Homens e mulheres são bastante diferentes em termos de personalidade, mas as obrigações devem ser divididas”, explica Luiz Hanns. Tudo é uma questão de combinar entre si o que cada um deve fazer.
Na hora de retomar o sexo depois do nascimento dos filhos, a responsabilidade continua sendo do casal. A mulher vai precisar de um tempo para seu corpo voltar ao normal e seus desejos sexuais também. O homem, por sua vez, deve esperar até que a mulher esteja disposta a transar novamente.
Quando o casal chegar a um acordo sobre a retomada da vida sexual, a iniciativa deve ser dos dois. A mulher estará insegura por causa do seu corpo e das novas preocupações que chegaram junto com o bebê. O homem também não vai saber direito como lidar com essa nova situação. Nesse momento, muita conversa e muito companheirismo são necessários.
O psicólogo destaca ainda a diferença entre a sexualidade masculina e feminina. “A relação da mulher com o sexo é menos masturbatória e mais erótica. A sexualidade feminina é afrodisíaca. O corpo inteiro da mulher está envolvido. A comparação é simples: o homem faz sexo para relaxar. A mulher faz sexo quando está relaxada, por isso os dois precisam estar em sintonia”, diz ele.
Veja tudo o que rolou no Seminário:
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Deolane Bezerra volta a ser presa após descumprir medidas cautelares