Mais

5 dicas para seu filho aprender a ter noção de tempo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

5-dicas-para-seu-filho-ter-nocao-de-tempo

Por volta dos 4 anos, as crianças começam a desenvolver a noção de tempo. Antes de ensiná-las a ver as horas em um relógio de ponteiros, é legal mostrar outros conceitos.

1. Jogo do Minuto
Você pode ajudar seu filho a entender a sensação de quanto é um minuto, brincando com um cronômetro. É só acioná-lo e pedir para a criança sinalizar quando ela achar que já se passou um minuto. Quanto mais acertos ou boas tentativas, você pode ir, aos poucos, aumentando o tempo da brincadeira.
2. Os números de dois dígitos
As crianças podem ter dificuldade para reconhecer os números, principalmente os de dois dígitos. Para os relógios digitais, seu filho vai precisar aprender os números até 59. Mostre para que esses números são usados como, por exemplo, os preços da loja de brinquedos.

Anúncio

FECHAR

3. Conte de 5 em 5
Contar de 5 em 5 é o primeiro passo para a criança entender como um relógio de ponteiros funciona. Peça para o seu filho juntar blocos de montar em grupinhos de 5 e para ele ir dizendo: 5, 10, 15… até 60.
4. Converse sobre o passado, presente e futuro
Antes de dormir, você pode conversar com a criança sobre as atividades do dia, de ontem, de amanhã e da semana. Pergunte qual foi o momento mais legal de hoje, pergunte sobre algo que ela tenha feito ontem e o que ela vai fazer no dia seguinte. Uma ideia boa é, ao fazer isso, ir mostrando um calendário para ela; sinalizando o que foi ontem, hoje e o que será amanhã. Outra dica é tirar fotos, ao longo do dia das atividades – como o café da manhã, o banho, a escola, a hora de brincar – e, na cama, pedir para ela colocar as fotos na ordem em que os fatos aconteceram. E não esqueça de usar as palavras antes e depois.

5. Não deixe passar os erros
A maioria das crianças consegue, até os 6 anos, contar até 21. Mas, pode ocorrer algumas confusões com a ordem numérica. Portanto, não deixe que esses pequenos erros passem.