Recém-Nascido

Segundo dia

Normalmente, você ficará de 24 a 48 horas na maternidade após um parto normal. No caso de cesárea, você passará de três a quatro dias.

Se seu bebê nasceu de parto normal, ele pode estar um pouco “amassado” por causa da viagem através do canal de parto. O rosto e olhos podem estar um pouco inchados.É comum a cabeça parecer alongada por essa viagem por um caminho tão estreito.  Os bebês podem exibir uma penugem chamada lanugo e é comum sair uma espécie de secreção da vagina das meninas e, às vezes, dos mamilos do meninos, efeitos dos hormônios maternos.

Você pode se sentir insegura ao segurar o bebê no colo se não tem experiência com bebês. O importante é manter a cabeça e o pescoço apoiados e evitar movimentos bruscos. Você pode notar que a área da moleira “pulsa”. Pode dar um pouco de aflição, mas não há problema em tocar, sempre com delicadeza. É essa região em que os ossos do crânio ainda não se fecharam que permite que o cérebro de seus filho continue crescendo.

Anúncio

FECHAR

Pouco antes de partir, o recém-nascido poderá realizar alguns testes, como o Teste da Orelhinha. Na avaliação, um fone de ouvido acoplado a um computador será colocado no bebê para checar as respostas do seu cérebro diante dos sons. O Teste da Linguinha mostra se a criança tem problemas como a língua presa, que, além de dificuldades na fala mais tarde, pode dificultar a amamentação.

O Teste do Olhinho, também é conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, deve ser feito nas primeiras 48 horas de vida para detectara além da catarata, glaucoma congênito, tumores e inflamações de retina, hemorragias e outras doenças que causam obstrução na passagem da luz.

Ele também será pesado e você perceberá que ele perdeu um pouco de peso desde o nascimento, isso acontece pela perda de água porque o bebê não está mais envolto no líquido amniótico.

É normal que o bebê perca um pouco de peso, entre 5% e 8%, nessa primeira semana. O peso da alta é menor que o registrado no nascimento. Ele vai recuperá-lo até o 10º dia de vida, em média.

São comuns os soluços frequentes, as golfadas e o fato de, às vezes, o recém-nascido parecer estrábico: ele está aprendendo como funcionam seus órgãos.

Se ainda não deu banho no bebê você mesma, provavelmente as enfermeiras a estimularão a treinar, mostrando como conduzir esse ritual. Você também vai ser orientada sobre a melhor maneira de trocar a fralda. Nos primeiros dias, o bebê elimina o mecônio, as primeiras fezes. Ele consome o colostro, alimento que vem antes do leite materno propriamente dito, e o cocô ainda vem em pouca quantidade.

Pode ser que você ainda tenha dificuldades de amamentar sem ajuda. Informe-se se a maternidade tem algum serviço de acompanhamento após a alta. Outra alternativa é procurar consultoras de amamentação, que geralmente atendem em casa e cobram pela orientação.

Em muitas maternidades, é possível fazer o registro de nascimento sem sair do hospital. Dentro ou fora do hospital, você vai precisar apresentar a declaração de nascido vivo e os outros documentos exigidos por lei. O primeiro registro é gratuito.