Gravidez

Vigésima Terceira Semana


Mãe

Seu abdome cresce cada vez mais e você pode sentir azia e prisão de ventre. Um jeito de melhorar a situação é parcelar as refeições: coma menos e em mais vezes e caminhe para ajudar na digestão. Agora que mais da metade da gravidez já passou, você pode se sentir um pouco impaciente às vezes: será que não termina nunca? Aproveite essas semanas que ainda restam para ir ao cinema, visitar uma exposição, fazer aquele curso rápido…

Leia também:
Com tudo funcionando

Bebê

Com o desenvolvimento dos ossículos do ouvido médio, acredita-se que agora o bebê já possa ouvir. O curioso é que a voz mais grave do pai é identificada mais facilmente do que a da mãe, mais aguda. Ossos e órgãos ainda podem ser vistos sob a pele, que agora começa a se tornar menos transparente. Sem muita gordura, a pele é bem enrugada. Ele mede 500 g e 29 cm.

Anúncio

FECHAR

Pai

Se o médico não contraindica, o sexo durante a gravidez pode ser satisfatório para os dois. Tudo depende de como você lida com as modificações no corpo dela. Seios maiores e o fato de que, agora, vocês não precisam se preocupar com uma gravidez (já estão grávidos mesmo!) podem ser afrodisíacos. O homem sensível manterá a mulher conectada com ele em seu papel de esposa mesmo que o papel de mãe demande maior atenção e energia da mulher neste período.

Leia também:
Orgasmo não faz mas à grávida e bebê 

Gêmeos

Cãibras são mais comuns na gravidez, mas podem ser sinal de falta de cálcio. Converse com o médico e ajuste a alimentação. Já é possível ter uma ideia se os bebês são mais agitados à noite ou durante o dia, e eles devem seguir o mesmo padrão depois do nascimento. E, sim, é possível que um seja notívago, e o outro madrugador. Prepare-se.

Alimentação

Procure fazer refeições leves antes de se deitar. Para a ceia, algumas ideias são: 1 copo de coalhada light, 1 iogurte com frutas e gérmen de trigo, 1 copo de leite e 3 biscoitos cream-crackers.  Jante cedo e faça essa refeição mais tarde, preparando o organismo para as horas de jejum do sono. Você vai se sentir melhor e mais disposta.