Gravidez

Vigésima Sétima Semana


Mãe

O segundo trimestre terminou e você está superbarriguda. A musculatura pélvica está estirada e você pode deixar escapar um pouco de xixi ao rir ou tossir. Por via das dúvidas, leve uma calcinha extra na bolsa sempre. Você pode se pegar pensando se quer mesmo voltar ao trabalho depois da licença. A gravidez faz com que muitas mulheres revejam a vida profissional. É um bom momento para avaliar as opções.

Saiba mais:
O arco-íres da licença maternidade

Bebê

As pálpebras já se abrem um pouco. Os cílios estão crescidos. O bebê ganha um aspecto mais rechonchudo. Os pulmões continuam se desenvolvendo e as papilas gustativas já funcionam. Ele pesa 875 g e mede 36,6 cm, um palmo e meio!

Anúncio

FECHAR

Pai

Se você ainda não foi apresentado aos famosos desejos, pode ser a hora. Sem contar que, por conta da tal da síndrome de couvade, a gravidez por empatia, você bem pode estar tendo os seus também. Desde que vocês não exagerem nas comidas não saudáveis, ir buscar tamarindo no supermercado 24 horas faz parte.

Leia também:
A participação do pai

Gêmeos

Vocês já estão com o enxoval pronto? Então é bom correr. E rápido. Lembre-se de ter pelo menos algumas roupinhas bem pequenas, pois a chance de prematuridade é grande: existem enxovais específicos. Chá de fralda pode ser uma boa opção, pois o consumo será multiplicado pelo número de bebês.

Veja também:
Enxoval

Alimentação

Para evitar contaminação, tome cuidado no preparo dos alimentos: nunca deixe pratos cozidos com carne, frango, peixe ovos e laticínios em temperatura ambiente por mais de duas horas. Não descongele alimentos em temperatura ambiente, use a geladeira. Troque com frequência esponjas e panos de prato.