Gravidez

Vigésima Quinta Semana


Mãe

Com o barrigão cada vez mais pesado, as costas doem e você sente uma espécie de pressão na pelve e câimbras nas pernas. Cuide da postura. Embora na maior parte do tempo possa adorar estar grávida, muitas vezes a sensação de perder o controle sobre o próprio corpo pode não ser agradável. Ter de passar por uma gripe sem poder tomar o remédio a que está acostumada, sentir menos disposição para curtir seu parceiro, por exemplo, são as partes chatas dessa aventura. Não se culpe.

Saiba mais: 

Câimbra na gravidez

Anúncio

FECHAR

Bebê

Dentro das gengivas, já surgem os germens dos dentes perma¬nentes, que só aparecerão aos 6 anos. Com exceção dos pulmões, os últimos a amadurecer, maior parte dos órgãos vitais está bem desenvolvida. O cordão umbilical agora é grosso e resistente. Ele está com 660 g e 34,6 cm.

Pai

Se a gravidez é de risco, pode ser que o médico proíba relações sexuais ou recomende que a futura mãe faça repouso. Tudo isso é estressante para ela, e pode ser muito estressante para você também. Tente manter a calma, lembre-se que serão apenas mais algumas semanas.

Gêmeos

Se você está grávida de quádruplos, cada vez mais raro com as novas determinações do Conselho Federal de Medicina restringindo a implantação de embriões, sua gestação pode estar na reta final. Em média, os quadrigêmeos nascem em torno da 29ª semana. As grávidas de trigêmeos costumam ter mais um tempinho: até 33 semanas.

Alimentação

Câimbras nas pernas, queda de cabelos e unhas fracas são sintomas de falta de cálcio. Reforce a ingestão de iogurte, queijo, leite, gema de ovo, espinafre, couve-flor, brócolis, almeirão, aveia, feijão, lentilha, peixes como sardinha e manjuba e soja e produtos derivados. Não é preciso exagerar: tome um copo de leite desnatado com algum cereal no café da manhã, acrescente uma fatia de queijo à sobremesa, um iogurte à tarde e mais um copo de leite desnatado antes de dormir.

Pais&Filhos TV