Gravidez

Vigésima Primeira Semana


Mãe

Seus pés podem ficar inchados no final do dia. Use sapatos confortáveis: esqueça os saltos por um bom tempo. Beba bastante água e, sempre que puder, descanse com os pés para cima. A transpiração também pode aumentar. Você pode começar a sentir um pouco mais estável e confortável. Já passou da metade da sua gravidez e está mais adaptada a essa condição provisória de gestante.

Bebê

Pernas e braços estão mais proporcionais. Pelo ultrassom é possível ver o bebê tocar o rosto, sugar o polegar ou brincar com o cordão umbilical. Já é possível escutar o coraçãozinho com o estetoscópio. Ele pesa 360 g e mede 26,7 com.

Pai

Pode ser uma boa hora para uma viagem curta, para aquela pousada. No final da gravidez, as viagens estarão proibidas, e, depois que o bebê nascer, vocês vão passar por uma fase mais caseira. Aproveitem, namorem, descansem bastante. Quanto mais unido o casal, menos traumática a adaptação à nova realidade, que é maravilhosa, sim, mas representa um terremoto e tanto.

Anúncio

FECHAR

Veja também:
Grávida e pronta para a estrada

Gêmeos

Assim como chutam as paredes da barriga, os bebês se chutam uns aos outros, experiência que os bebês únicos não têm. Parece que tem uma revolução acontecendo lá dentro. Não se preocupe:  não vai acontecer nada de grave, as membranas que envolvem os bebês se adaptam aos movimentos. É apenas brincadeira de irmão.

Alimentação

Consuma bastante líquido: é fundamental manter-se hidratada durante a gestação.  Não exagere nos sucos, pois, apesar de trazerem nutrientes, eles são calóricos. O ideal também é cortar o refrigerante: o normal contém alta dose de açúcar, e o diet,  adoçantes artificiais e altos níveis de sódio, o que pode contribuir para retenção de líquido e aumento de pressão . Água de coco é uma boa pedida. Aproveite a fase para adotar hábitos mais saudáveis.

Saiba também:
Hidratando com gosto