Gravidez

Vigésima Oitava Semana


Mãe

O útero pressiona as costelas, você sente câimbras nas pernas, pode ter hemorroidas e indigestão. Isso sem contar aquela sensação de inchaço e muita azia. Haja desconforto! Parece que todo mundo tem um comentário ou um con¬selho para dar sobre gravidez! Isso pode ser um tanto quanto cansativo e atordoante às vezes, mas tende a piorar depois que o seu filho nasce. Aproveite as sugestões das pessoas em que confia e dispensar as outras.

Leia:

Não me irrite, estou grávida

Anúncio

FECHAR

Bebê

O bebê gosta de ouvir a sua voz e a do pai. Você já pode conversar com ele e cantar uma canção de ninar. Agora ele já tem um terço do peso que provavelmente terá ao nascer. De vez em quando ele soluça e você pode sentir as sacudidelas. A rede neural dos ouvidos está completa e o bebê escuta melhor. Ele está com 1.005 g e 37,6 cm.

Pai

Vocês estão entrando na reta final. Pode ser que você seja acometido pelo instinto de fazer o ninho. Literalmente. Enquanto a mãe se envolve mais na compra do enxoval, com roupinhas e cobertorzinhos que irão envolver o bebê, o pai cuida da construção de móveis, reformas, mudança de casa, consertos. Você quer estar pronto para receber seu filho.

Gêmeos

O barrigão pesa, e as costas doem. Para ajudar a relaxar, um bom banho morno pode fazer milagres. Agora as consultas com o obstetra aumentam de frequência e passam a acontecer de 15 em 15 dias, se estiver tudo tranquilo. Você começa a se preparar para o parto: o médico vai checar a posição dos bebês e pedir exames para se certificar que não há problemas como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, dilatação antes do tempo.

Leia também:
Planejando o parto 

Alimentação

É entre a 28ª e a 40ª semanas, o bebê cresce 350%. Nesse intervalo, o feto acumula gordura, e o aumento da circunferência abdominal do bebê está relacionado ao aumento da glicose no sangue da mãe. Bebês que nascem muito pesados têm mais risco de desenvolver problemas como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Para manter seu nível de glicose baixo, procure comer carboidratos não refinados (farinhas e pães integrais).