Gravidez

Vigésima Nona Semana


Mãe

Talvez você comece a ter varizes, resultado da pressão das veias que conduzem o sangue das pernas para o coração. Seu umbigo pode “desaparecer” ou até ficar saliente. Você pode ser atacada por um apetite voraz, mas maneire nas guloseimas calóricas. Você pode ter momentos de euforia, como se o mundo inteiro devesse se curvar diante das mulheres que garantem a perpe¬tuação da humanidade e, das quais, você é uma digna representante.

Saiba mais:
Previna as varizes na gravidez

Bebê

Agora o espaço está ficando cada vez menor. Mesmo assim, o bebê ainda pode se espichar, flexionar e estender as pernas e dar alguns chutes. O cérebro já consegue controlar a respiração e a temperatura do corpo. Ele está com 1.156 gramas e 38,6 cm.

Anúncio

FECHAR

Pai

Vale a pena acompanhar a mãe num curso para pais, geralmente dado na maternidade escolhida para o parto. Você tira dúvidas junto com ela, aprende técnicas para dar o banho no bebê, trocar fraldas, amamentar. Ok, é ela que vai dar o peito, mas, no início, as dificuldades são grandes, e você pode ajudar. Cuidar do bebê é mais que uma tarefa complicada. É um prazer. Não deixe tudo para a mãe, não.

Leia também:
Curso para novos pais

Gêmeos

A partir de agora, os bebês têm chances melhores de sobrevivência caso nasçam antes do tempo. Você de estar se sentindo exausta. A melhor posição para descansar e dormir é sobre o lado esquerdo do corpo, o que ajuda a reduzir o inchaço e permite um fluxo melhor de sangue para os bebês.

Alimentação

Nesse período, o bebê está acumulando gordura, e você pode se sentir mais voraz. Tome cuidado para  matar essa fome com alimentos saudáveis: nada de ceder a guloseimas e doces. Além de provocar ganho de peso acima do recomendável, eles acabam matando sua fome por comidas das quais você realmente precisa, como grãos, frutas, vegetais, carnes… Lembre-se que você não está comendo por dois, mas para dois.

Pais&Filhos TV