Gravidez

Trigésima Terceira Semana


Mãe

Se esse é seu primeiro filho, ele pode já estar na posição de preparação para o parto, de cabeça para baixo. Você vai respirar melhor. A azia também diminui. Agora faltam dois meses, mas parece uma eternidade. Você não vê a hora de a gravidez terminar logo e poder ver a carinha do seu bebê. Já que você não pode apressar o calendário, aproveite para descansar, jantar com uma amiga, namorar…

Bebê

O bebê, antes mais vermelho, por causa da transparência da pele que deixava os vasos sanguíneos à mostra, agora é rosado. Ele agora ganha peso e cresce. Pesa cerca de 1.918 g e mede 43,7 cm. Pode provar o sabor do seu líquido amniótico, que varia de acordo com o que você come.

Pai

Está chegando a  hora! Vocês estão entrando na reta final. Bate um pouco de ansiedade e, ao mesmo tempo, parece que a gravidez nunca acaba. Calma. Se não houver indicações de razão médica para apressar o processo, como uma pré-eclâmpsia ou um quadro de diabetes gestacional, o melhor é deixar o bebê lá dentro o máximo possível. Aproveitem para pegar um cinema.  Vocês vão sentir falta desses momentos a dois por um tempo. Aproveite.

Anúncio

FECHAR

Gêmeos

Incrível, mas parece que seu apetite está diminuindo, como é possível? Os bebês estão grandinhos e pressionam seus órgãos, inclusive o estômago, sobrando pouco espaço para o alimento. Mantenha a regra de comer pequenas porções em intervalos de três em três horas. E mantenha uma boa ingestão de líquidos, sem exagerar nos sucos. Água de coco é uma boa opção, principalmente no calor.

Alimentação

Não espere ficar com sede para tomar água nem fique muitas horas sem comer. Tenha sempre por perto uma garrafa d’água e lanchinhos saudáveis, como barrinhas de cereal, cenourinhas, frutas picadinhas, porções de castanhas. Agora falta pouco, não descuide.