Gravidez

Trigésima Sétima Semana


Mãe

Você nota que o corrimento vaginal está mais forte e mais mucoso agora que o bebê se prepara para nascer. Se ele chegar agora, já não é considerado prematuro. Está prontinho para enfrentar o mundo externo. Você só pensa no bebê, começa a se perguntar se vai conseguir reconhecer os sinais de parto, onde vai estar quando a bolsa romper (se ela se romper antes de iniciadas as contrações)… Se seu filho ainda não nasceu, é hora de desacelerar o ritmo para recebê-lo.

Bebê

O bebê pode nascer a qualquer momento. Ainda cresce um pouco e engorda mais um tanto. O cérebro continua se desenvolvendo. Não há mais espaço para chutar, mas o bebê ainda se contorce bastante e tenta esticar braços e pernas. Se apontarmos uma fonte de luz para a barriga da mãe, o bebê a percebe e vira na direção dela. Pesa 2.850 g e mede 48,6 cm.

Pai

Já preparou o iPod com a trilha sonora preferida dela? Colocou pilha na máquina fotográfica e na filmadora? Verificou se tem os telefones de todo mundo que quer avisar assim que os bebês chegarem. Agora a parte prática é com você. Deixe uma mala pronta com algumas mudas de roupa, você não vai conseguir se lembrar disso quando precisar sair para a maternidade.

Anúncio

FECHAR

Gêmeos

Seus gêmeos já são não são considerados prematuros se nascerem agora: estão prontinhos para vir ao mundo. Mais de 80% dos bebês que dividiram o útero com um irmão pesam menos que 3 kg e pode haver variações entre irmãos.

Alimentação

Na reta final, você pode estar precisando de mais energia, ao mesmo tempo que seu estômago está comprimido pelo bebê. Carregue sempre uma barrinha de cereais com algum tipo de castanha. Sementes também são uma boa opção: sementes de girassol ou abóbora são boas fontes de proteína e de zinco. Torre-as no forno, de preferência sem sal.

Pais&Filhos TV