Gravidez

Trigésima Semana


Mãe

No final desta semana, você vai completar sete meses de gestação. O bebê fica mais pesado e as mudanças no seu centro de gravidade podem provocar dores nas costas. É o momento ideal para iniciar exercícios de preparação para o parto. Feitos em grupos de gestantes e com a ajuda de um instrutor, essas séries de exercícios consistem em movimentos para aprender a respirar de forma correta e relaxar os músculos e a região lombar, e ajudam até mesmo a diminuir a dor das contrações.

Bebê

A penugem conhecida como lanugo está desaparecendo, mas você ainda verá alguns chumaços dele logo após o nascimento. As unhas dos pés e das mãos continuam crescendo e podem estar bem compridas quando ele nascer. Ao ouvir um ruído, reage com um chute. Ai! Ele está com 1.319 g e 39,9cm.

Pai

Pode ser que a mãe fique um pouco obcecada em completar o enxoval e acertar os últimos detalhes do quartinho. É o instinto de fazer o ninho. Pode ser que você não compartilhe do entusiasmo dela por culotes (o quê?) e casaquinhos, mas aproveite para escolher o primeiro par de tênis e aquela camiseta de bebê com o nome de sua banda favorita ou time do coração.

Anúncio

FECHAR

Gêmeos

A gravidez múltipla é considerada de risco, e problemas como pré-eclâmpsia (hipertensão induzida pela gravidez) são mais comuns, por isso é bom estar atenta a alguns sintomas. É preciso avisar seu obstetra caso perceba algum dos sintomas, como dor de cabeça, enxergar pontos cintilantes, inchaço repentino, principalmente no rosto, dor abdominal, enjoos e vômitos e tontura.

Veja também:
Gravidez sobre pressão

Alimentação

Sua necessidade de cálcio é grande, pois os ossos do bebê ficam mais grandes e fortes. Lembre-se de consumir mais alimentos ricos nesse elemento. Se você não gosta de leite, tente queijos e iogurtes ou queijo cottage ou tipo cheddar. Para as veganas, tofu é uma boa fonte, bem como feijão preto, nabo e bócolis.