Gravidez

Trigésima Quinta Semana


Mãe

Aquele cansaço mortal está de volta. Você pode sentir um peso na sua pelve. Culpa da relaxina, hormônio da gravidez que, juntamente com o peso do bebê, faz expandir as articulações da pelve, em preparo para o parto. Seus sonhos parecem reais – e isso, às vezes, pode ser bem perturbador. Para alguns especialistas, é uma maneira de sua cabeça se preparar para a revolução que vai acontecer na sua vida.

Bebê

O espaço fica reduzido e o bebê passa a se mexer menos. A gordura começa a se acu-mular sob a pele e o seu bebê passa a ter dobrinhas. Os pulmões continuam amadurecendo para permitir que ele respire após o nascimento. Treina a sucção chupando os polegares. Pesa 2.383g e mede 46,2 cm.

Pai

Assistir ou não ao parto? Mesmo que você não possa ver sangue, faça um esforço para estar lá, sim. Não é necessário ver cortes e pontos se não quiser. Os médicos fazem uma cabaninha de lençol e você só vê o bebê. A mãe pode adorar ter você ali do lado, dando a mão a cada contração. Você pode ajudar a cortar o cordão, dar o primeiro banho, olhar seu filho no olho pela primeira vez…

Anúncio

FECHAR

 

Gêmeos

Uma boa parte dos bebês de gestações com dois fetos nasce por aqui, embora seja possível que eles fiquem mais um pouquinho. Existe a possibilidade de eles terem de passar uns dias na UTI Neonatal, que é maior quanto mais cedo nascerem, mas, nascendo após a 34ª semana, o prognóstico é muito bom.

Alimentação

Nesta fase, você pode sofrer com azia. Coma porções menores, mastigando bem. Nunca se deite logo após uma refeição. Espere mais um pouco, ficando sentada. Pode ajudar colocar alguns travesseiros a mais para que você fique erguida. O refluxo costuma atacar muitas grávidas. Além da azia, você pode começara  tossir, um dos sintomas, que pode ser confundido com outros problemas. Evite frituras e tome um copo de leite gelado à noite, com algum cereal ou acompanhado de uma bolacha água e sal.