Gravidez

Trigésima Primeira Semana


Mãe

Você pode sentir suas pernas mais pesadas e cansadas e pode precisar descansar mais frequentemente. Seu abdome pode ficar dolorido na medida em que seu útero estica e aumenta. Às vezes dá vontade de fugir? Não se sinta a última das mulheres. As respon-sabilidades que acompanham a maternidade podem assustar mesmo. Calma. Você vai ver que, embora não seja exatamente fácil, você vai dar conta.

Bebê

O cérebro já está suficientemente amadurecido, e o bebê já é capaz de lembrar. Ele pode reconhecer músicas que ouvia com frequência dentro do útero. Então, escolha uma trilha para compartilhar com ele. Ele agarra as mãos, pés, dedos e até o cordão umbilical. Gêmeos agarram-se um ao outro. Ele pesa 1.502 gramas e mede 41,1 cm.

 

Anúncio

FECHAR

Pai

Você vai se especializar em fazer massagem nas costas dela. E ela vai agradecer, porque a coluna sofre mesmo com o peso da barriga. Aproveite para ficar bem juntinho. E, já que você está com a mão no óleo de massagem, aproveite para massagear os pés e as pernas também.

Leia também:
Mãe massageada

Gêmeos

Os gêmeos nascem, em média, por volta da 35 semanas de gestação, muitas vezes antes. Então é bom deixar a mala de maternidade pronta, just in case. Também é bom pesquisar para encontrar um bom pediatra. Se você já frequenta um grupo de pais e futuros pais de múltiplos, peça indicações.

Alimentação

Você pode estar sofrendo com azia, então procure comer e beber lentamente, fazer refeições menores e com mais frequência (de três em três horas), corte temperos mais fortes, evite frituras e alimentos gordurosos e bebidas ricas em cafeína.

Pais&Filhos TV