Gravidez

Sétima Semana


Mãe

A cintura se expande e, se não é sua primeira gravidez, uma pequena barriguinha começa a despontar. Você pode passar a ter acne: espinhas aparecem em cerca de 25% das gestantes. Dê preferência a sabonetes neutros não-oleosos e, se você estiver se sentindo incomodada com as erupções, converse com um dermatologista. Só não compre cremes e loções por conta própria. Eles podem conter produtos químicos proibidos durante a gestação.

Leia:

Saiba o que a gravidez faz na sua pele 

Anúncio

FECHAR

Bebê

Seu bebê deu um incrível salto em crescimento esta semana. Ele já tem o tamanho de um pequeno grão de feijão e um coração que bate 150 vezes por minuto (duas vezes mais rápido que o seu). Os rins estão se formando. O cérebro se desenvolve rapidamente e ele fica cabeçudo. Seu filho está ficando pesado: já chegou a 1 grama! No final desta semana, seu filho pode chegar a terde 11 mm a 14 mm.

Leia também:
Água da vida 

Pai

Agora já é possível ouvir o coração do bebê por meio de aparelhos adequados, no consultório médico. Prepare-se: é um som emocionante, prova de que há vida lá dentro mesmo. À medida que a gestação vai se desenvolvendo, sua audição vai se tornando mais apurada. De novo, tem a ver com poder defender a cria e atender suas necessidades rapidamente. A mãe ainda será melhor nisso que você, mas a diferença não é tão grande.

Gêmeos

As grávidas de múltiplos costumam ganhar mais peso, mas siga as orientações do médico e, se possível, de uma nutricionista, que pode formular um cardápio equilibrado. O abdome também cresce acima do esperado. Entre a sexta e a oitava semana é a época em que costuma ser possível identificar mais de um bebê. Entre os sintomas mais intensos, além dos vômitos, você vai reter muito líquido. É possível que seu médico indique drenagem linfática periódica, o que pode ajudar um pouco.

Leia:

O parto perfeito para grávidas 

Alimentação

Vitamina E é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Sua falta pode causar malformações e, no limite, desencadear um processo abortivo. Tenha sempre na despensa boas fontes dela: aveia, fubá, gérmen de trigo, leite e derivados, ovos e banana. Aveia e gérmen de trigo podem ser adicionados ao leite ou a salada de frutas (com banana, claro). Vitaminas de frutas com gérmen de trigo ou aveia são gostosas e nutritivas, você pode consumi-las no café da manhã, lanches e/ou ceia, variando as frutas. Prefira o leite desnatado, menos calórico.