Gravidez

Quinta Semana


Mãe

Anda com vontade frequente de fazer xixi? Normal. Bebidas alcoólicas estão vetadas: fique atenta aos medicamentos para gripe e tosse vendidos sem prescrição médica. Muitos contêm álcool – alguns com até 25%.

Leia também:
Tapa no visual

Bebê

Aparece a corda ou raia primitiva, que contém um esboço do que será o cérebro e a medula espinhal. Esse eixo dará origem a três tecidos embrionários que originarão o sistema nervoso e os tecidos de revestimento, o colágeno, que está na estrutura dos órgãos e grande parte dos tecidos conjuntivos, como músculos, ossos, células sanguíneas, aparelho digestivo, sistema urinário… São formados os tubos coronarianos, um esboço do coração. As células da corda migram para o polo cefálico para formar as vértebras. Seu bebê já tem 0,2 mm e um coração que bate!

Anúncio

FECHAR

Pai

Não perca a primeira consulta obstétrica. Quanto mais depressa acompanhar a mãe no pré-natal, mais rapidamente você se sentirá “grávido”. É, é mais difí¬cil para os homens, que não sen¬tem a barriga crescer. E você não fica só psicologicamente grávido, não: seus hormônios estão mudando também. A diferença é que, como a gravidez não acontece no seu corpo, a mudança é mais lenta do que a que acontece com a futura mãe. Comemore o teste positivo com ela.

Leia mais:
Ele também fica grávido.

Gêmeos

Se sua gravidez foi resultado de técnicas de fertilização assistida, e o médico que acompanhou até aqui não fará seu parto, é hora de escolher o obstetra que acompanhará a gravidez. O melhor é buscar um especialista, pois uma gravidez múltipla sempre envolve mais riscos potenciais e requer orientações específicas, inclusive nutricionais. É por aqui que você fará o teste de gravidez ou dosagem beta, recomendado 12 dias após a transferência dos embriões. Um valor acima de 30UI/ml indica boa evolução.

Leia mais:
A escolha do obstetra

Alimentação

Fome, muita fome. A gravidez aumenta a vontade de comer, caso os enjoos não estejam muito intensos. O ideal é comer pequenas porções em intervalos regulares, de preferência de 3 em 3 horas. Assim, você não corre o risco de exagerar em nenhuma refeição. Nessa fase, um bom café da manhã pode incluir café com leite ou iogurte, uma torrada com requeijão, uma fruta, como mamão, ou um copo de suco de laranja. Faça um lanche no meio a manhã: uma fruta é uma boa pedida. No lanche da tarde, iogurte com granola ou vitamina de frutas com leite.

Veja também:
opção de cardápio para grávidas