Gravidez

Quadragésima Semana


Mãe

Você pode notar que o bebê já não se mexe tanto. Afinal, ele está bem grandão e o que era um apartamentão de milhares de metros quadrados agora parece mais um quitinete. Se seu bebê ainda não nasceu, você é uma exceção: apenas 5% dos bebês nascem exatamente na data prevista para o parto.

Bebê

Você pode sentir um pouco de medo com a aproximação do parto. Será que vou dar conta? Fique tranquila e confie no seu corpo. Na hora, ele vai saber o que fazer. E você também. Parabéns, mamãe!

 

Anúncio

FECHAR

Pai

A bolsa amniótica se rompe em apenas 15% dos casos, mas é bom saber reconhecer os sintomas: se escorreu um pouco e parou, pode ser que a cabeça do bebê tenha funcionado como um tampão. Peça para a mãe deitar na cama de lado e tossir. Se sair mais líquido, não há dúvida. Liguem para o médico.

Gêmeos

Depois de um certo caos inicial, aos poucos vocês vão estabelecendo uma rotina. Acontece com todo mundo, mesmo com os pais de um único bebê. Pense que é uma fase mais complicada, mas que as coisas se arranjam. E, claro, não hesite em pedir ajuda. Não é o caso de bancarem os super-heróis.

Alimentação

Agora que você está perto do parto,  a vitamina K é muito importante, pois é essencial para a coagulação do sangue. O bebê recebe uma dose da vitamina no hospital para prevenir hemorragias, risco a que a mãe também está sujeita e que vale prevenir alimentando-se bem. Entre as boas fontes temos:  arroz, macarrão e pão integrais, verduras com folhas escuras, como brócolis, espinafre e escarola. várias frutas, como morango, melão, mamão e pêra.  Couve-flor, repolho, aspargo, vagem, ervilha e pimentão e, feijões.